INFORMAÇÃO E LIBERDADE NOS TEMPOS DO CÓLERA: AS CORTES CONSTITUCIONAIS LATINO-AMERICANAS, O DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO E OS DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS NO MÉXICO, COLÔMBIA E BRASIL.

Autores

  • Daniel Capecchi Capecchi Nunes Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus de Governador Valadares.

DOI:

https://doi.org/10.12957/cosmopolitan.2016.26351

Resumo

O objetivo geral do presente artigo é cotejar as experiências de aplicação do direito de acesso à informação na Corte Constitucional da Colômbia, Suprema Corte do México e no Supremo Tribunal Federal do Brasil. Por essa via, a partir do paradigma do transconstitucionalismo e de uma metodologia funcionalista, almeja-se extrair aprendizados recíprocos que possam ser úteis para a compreensão dos limites da concretização de tal direito no cenário regional. Os casos escolhidos para análise se focam em situações nas quais tenha havido um diálogo constitucional entre os Tribunais e o Legislativo. Nesse âmbito, a análise empreendida é baseada em uma proposta de divisão dos métodos de aplicação do direito de acesso à informação, cujo condão é proporcionar uma perspectiva comparativa entre os diferentes níveis de efetividade de tal direito na América Latina.

Biografia do Autor

Daniel Capecchi Capecchi Nunes, Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus de Governador Valadares.

Mestre em Direito Público pela UERJ.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

Capecchi Nunes, D. C. (2017). INFORMAÇÃO E LIBERDADE NOS TEMPOS DO CÓLERA: AS CORTES CONSTITUCIONAIS LATINO-AMERICANAS, O DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO E OS DIÁLOGOS INSTITUCIONAIS NO MÉXICO, COLÔMBIA E BRASIL. Revista De Direito Cosmopolita, 4(2), 62–87. https://doi.org/10.12957/cosmopolitan.2016.26351