Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Direito Internacional é um campo de férteis investigações. Seja no campo doutrinário, seja na investigação do impacto das decisões dos tribunais em sua prática, este ramo do Direito oferece inúmeras possibilidades à elaboração crítica e desafia a capacidade descritiva e preditiva das teorias jurídicas.

O trabalho do pesquisador no Direito é tentar perceber como funciona o sistema de normas que ele se propõe a estudar e como este sistema se articula com os demais, com os quais forma um todo destinado a regular - ao mesmo tempo em que reflete - a infinitude de relações humanas que se realizam sob a forma jurídica.

O Direito Internacional, em particular, é o campo em que a articulação dos sistemas assume particular relevo, seja considerando o ponto de vista dos publicistas, seja considerando o ponto de vista dos privatistas.

Se considerado a partir da visão do Direito Internacional Público, as preocupações se voltam para as relações entre os Estados, para os desafios e possibilidades inerentes ao conceito de soberania e às interações, nem sempre claras, nem sempre harmônicas, entre as normas que operam no plano chamado internacional e aquelas que se realizam dentro dos limites das fronteiras nacionais.

Se percebido do ponto de vista do Direito Internacional Privado, as questões mudam juntamente com a perspectiva. A soberania, por exemplo, deixa de ser uma esfinge e passa a ser percebida como um fato da vida. Do mesmo modo, os elementos que mais chamam a atenção passam a ser aqueles relacionados a interação entre sistemas jurídicos, envolvendo os temas clássicos da definição da competência internacional, a determinação da lei aplicável e a cooperação judiciária.

Dois modos de ver, duas perspectivas, um único fenômeno em toda a riqueza de suas manifestações, este é o objeto da presente publicação, cujo objetivo é submeter à apreciação crítica dos leitores as elaborações dos que estão procurando compreender e construir o Direito Internacional.

Sejam bem vindos e boa leitura.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Avaliados

Esta seção é composta por artigos submetidos pelos autores à dupla revisão cega por pares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Convidados

Esta seção é composta por artigos enviados por seus autores a convite da Revista de Direito Cosmopolita.

Quando os artigos não forem inéditos, os dados de sua publicação anterior encontram-se em nota de rodapé junto ao título.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Transcrição de Entrevistas em parceria com o projeto Debates Virtuais.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de decisões

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Versão para Impressão

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...