PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO

Autores

  • Tatiana Chiappetta

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55725

Resumo

Este estudo é uma revisão de literatura que objetiva compreender a pedagogia histórico-crítica como alternativa ao modelo de escola dominante. A partir desse pressuposto onde a escola, na sociedade burguesa, trabalha como um aparelho ideológico com o objetivo de disseminar o modo de produção capitalista. Ao mesmo tempo que forma mão-de-obra para o trabalho, internaliza no indivíduo o modo de vida burguesa.  A pedagogia histórico-crítica (PHC) surge como uma proposta didática para romper essa ação reprodutivista e colaborar para formação de um indivíduo crítico e emancipado.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Chiappetta, T. (2022). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO. Revista Desenvolvimento & Civilização, 3(1), 94–110. https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55725