PEDAGOGIA ANTIRRACISTA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS: TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Juliana Pires Pessôa Amorim Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55511

Resumo

Este artigo tem como tema Pedagogia Antirracista e Educação Infantil, e configura os primeiros registros de pesquisa iniciada para fins de trabalho de conclusão do curso Ações Afirmativas e Políticas Públicas (ProDEd - TS/UERJ). Enquanto mãe de criança pequena, servidora em escola pública e futura pedagoga, deparei-me diversas vezes com padrões racistas como obstáculo ao cumprimento dos princípios previstos na Constituição (BRASIL, 1988) e na LDB (BRASIL, 1996). Assim, a fim de analisar as consequências de práticas pedagógicas antirracistas nos processos identitários na Educação Infantil, a metodologia utilizada foi revisão bibliográfica alinhada a estudo de caso. Na primeira seção, a proposta é conceituar educação antirracista; na segunda, apresentar nuances dos processos identitários infantis; e na terceira, relacionar teoria e prática mediante estudo de caso. Finalmente, a associação entre estudos relacionando questões raciais e Educação Infantil à prática docente de uma professora integrante de NEABI encaminhou as considerações finais em direção a constatações, alternativas e indagações para a continuidade da pesquisa futuramente. 

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

Amorim, J. P. P. (2022). PEDAGOGIA ANTIRRACISTA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS: TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Desenvolvimento & Civilização, 3(1), 1–19. https://doi.org/10.12957/rdciv.2022.55511