L’exercice de l’hospitalité à immigrants et réfugiés dans les centres d’accueil à Paris : de la professionnalisation de l’hospitalité au rôle de sous-traitant de l’État / O exercício da hospitalidade para imigrantes e refugiados em centros de acolhimento em Paris: da profissionalização da hospitalidade à terceirização do Estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2020.50103

Resumo

A hospitalidade, do ponto de vista sociológico e filosófico, carece de várias respostas na realidade global contemporânea. Os objetivos deste artigo são estudar os processos de hospitalidade pública para com imigrantes e refugiados sob as perspectivas da fenomenologia da hospitalidade e identificar práticas de hospitalidade pública para com imigrantes e refugiados em contextos franceses. Além desse debate teórico sobre a teoria dos pensadores contemporâneos, realizamos pesquisas de campo observacionais em instituições que hospedam imigrantes e refugiados em Paris. Conclui-se que o Estado terceiriza suas ações de hospitalidade pública em prol da solidariedade das organizações não-governamentais, mas realiza ações de controle de migração voltadas com austeridade e hostilidade ao exterior que não deseja como membro.

 

Palavras-chave: Hospitalidade; Cidade ; Imigrantes; Paris; Organizações não-governamentais.

 

Résumé

 L’hospitalité, du point de vue sociologique et philosophique, manque de plusieurs réponses face à réalité globale contemporaine. Les objectifs de cet article de sont étudier les processus d’hospitalité envers les immigrants et réfugiés dans les perspectives de la phénoménologie de l’accueil et identifier les pratiques d’hospitalité publique envers les immigrants et réfugiés dans les contextes français. En plus de ce débat théorique sur la théorie de penseurs français, nous avons effectué des recherches sur le terrain à caractère observationnel dans des institutions qui accueillent des immigrants et des réfugiés à Paris. Il est conclu que l’État sous-traite ses actions d’hospitalité publique en ce qui concerne la solidarité des institutions organisations non gouvernementales, mais il se réserve les actions de contrôle migratoire qui visent à l’austérité et à l’hostilité envers l’étranger qu’il ne veut pas en tant que membre.

 

Mots-clés : Hospitalité ; Ville ; Immigrants ; Paris ; Organisations Non Gouvernementales.

Biografia do Autor

Leandro Benedini Brusadin, Escola de Direito, Turismo e Museologia Universidade Federal de Ouro Preto  (UFOP)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca - UNESP (2011). Pós-doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH | USP (2015). Pós-doutorado em Sociologia pela Université de Paris - Faculté des Sciences Humaines et Sociales - Sorbonne (Paris V) onde atuou como pesquisador convidado do Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (2019). Professor Associado do Departamento de Turismo da Escola de Direito, Turismo e Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (DETUR - EDTM | UFOP), desde 2008, onde já exerceu os cargos de Vice-Diretor da Escola de Direito, Turismo e Museologia e de Coordenador do Comitê de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Professor Permanente do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-ACPS | UFMG).

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

Brusadin, L. B. (2020). L’exercice de l’hospitalité à immigrants et réfugiés dans les centres d’accueil à Paris : de la professionnalisation de l’hospitalité au rôle de sous-traitant de l’État / O exercício da hospitalidade para imigrantes e refugiados em centros de acolhimento em Paris: da profissionalização da hospitalidade à terceirização do Estado. Revista De Direito Da Cidade, 12(2), 958–985. https://doi.org/10.12957/rdc.2020.50103

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos