O encarceramento em massa e o aumento da violência nos estados da Amazônia Ocidental, 2005-2017: Análise e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.44025

Palavras-chave:

Encarceramento em massa, Amazônia, Amazônia Ocidental Brasileira, Crime, Política Criminal,

Resumo

Nas últimas duas décadas o encarceramento e a violência cresceram acentuadamente nos estados da Amazônia Ocidental brasileira, composta por Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Este artigo tem o objetivo de analisar o aumento desses números, entre 2005 e 2017. A pesquisa utiliza análise de dados estatísticos e compara as variações desses dados ao longo do período, em busca de associações significativas que ajudem a entender por que, ao mesmo tempo em que os estados da região se tornaram os maiores encarceradores em massa do país, a criminalidade não parou de aumentar. Os resultados mostram que o aumento do encarceramento não diminuiu o crime e que sem uma revisão urgente da política penal imposta por todas as instituições do sistema de justiça a violência deve continuar aumentando, nas prisões e nas ruas.

Biografia do Autor

Rodolfo Jacarandá, Universidade Federal de Rondônia

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia.

Lucas Niero Flores, Universidade Federal de Rondônia

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - PPG/DHJUS. Magistradoo do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Mateus Feitoza, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Direito, Universidade Federal de Rondônia, integrante do Grupo de Pesquisa Ética e Direitos Humanos, CNPq/UNIR.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Jacarandá, R., Flores, L. N., & Feitoza, M. (2020). O encarceramento em massa e o aumento da violência nos estados da Amazônia Ocidental, 2005-2017: Análise e perspectivas. Revista De Direito Da Cidade, 11(3), 636–663. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.44025