Utilização do facebook pelos governos locais para promoção de accountability com participação social

Autores

  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia - UNIR https://orcid.org/0000-0002-7550-0507
  • Erasmo Moreira de Carvalho Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Priscila de Oliveira Borba Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.43707

Palavras-chave:

accountability. comunicação pública. Facebook. Participação.

Resumo

Considerando a popularidade das mídias sociais, suas funcionalidades e o déficit de accoutability e participação social nas esferas governamentais, apontado por estudos acadêmicos e perceptível pelo senso comum,  esta pesquisa tem como objetivo verificar   em que medida a gestão dos governos locais estão se utilizando do Facebook enquanto canal de comunicação  para a promoção e fortalecimento de accountability com participação social.  Para o cumprimento desse propósito, o pressuposto filosófico que rege a pesquisa é o pós-positivismo, sendo o método de pesquisa qualitativo descritivo e como estratégia a pesquisa de campo virtual.  O processo de coleta de dados se deu por meio de observação não participante on-line e os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apresentam indícios de que as gestões municipais fazem uso do Facebook, limitadamente para fins de informação pública, praticando um tipo de comunicação assimétrica e de mão única. Os achados demonstram que estas administrações municipais não se aproveitam dos affordances da mídia social em estudo para promoção e fortalecimento da participação social e para viabilização de uma comunicação simétrica e de mão dupla.     

Biografia do Autor

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Departamento de Administração -  UNIR. 

Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - DHJUS/UNIR

Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Administração - PPGMAD/UNIR

Erasmo Moreira de Carvalho, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis e do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Priscila de Oliveira Borba, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Relações Públicas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Siena, O., Carvalho, E. M. de, & Borba, P. de O. (2020). Utilização do facebook pelos governos locais para promoção de accountability com participação social. Revista De Direito Da Cidade, 11(3), 584–616. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.43707