A criminalização midiática do movimento social de luta pela moradia digna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.39597

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Ocupações, Criminalização, Imprensa Escrita, Direito à moradia.

Resumo

Busca o artigo identificar qual o conteúdo discursivo dominante emitido pela mídia impressa brasileira sobre o movimento social pela moradia urbana, a partir da tragédia do caso do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, em maio de 2018 em São Paulo. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa que utiliza a técnica da análise do conteúdo, por meio da seleção das matérias jornalísticas e editoriais dos jornais impressos (versão digital) mais vendidos do Brasil, no entretempo de 2 a 31 de maio de 2018. Foi adotado como critério metodológico de seleção dos jornais o levantamento mais recente do Instituto Verificador de Circulação (IVC), órgão da Associação Nacional de Jornais (ANJ). O método de análise de dados (palavras-chave) coletou registros dados quantitativos por intermédio do software Search my files e posterior análise qualitativa do conjunto dos registros encontrados. Constatou-se clara tendência de utilização pela imprensa de palavras que expressam uma ideologia e um conteúdo discursivo que representa preconceito, estigmatização e imputação de condutas criminosas ao movimento social pela moradia urbana. Outrosssim, esta pesquisa é relevante por evidenciar um paradigma midiático que fortalece uma percepção acerca do acesso ao direito à moradia desconectada daquilo previsto na ordem jurídico-normativa nacional.

Biografia do Autor

Helio Jorge Regis Almeida, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestrando em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Bacharel em Direito com 10 anos de experiência jurīdica tanto na Advocacia quanto no setor público. Se interessa em pesquisar temas relativos ao Direito a cidade, nova agenda urbana e as suas relações com os direitos fundamentais à moradia, à função social da propriedade,e conexos.

Bruno Soeiro Vieira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Bacharel em Ciências Contábeis (UFPA). Bacharel em Ciências Jurídicas (UFPA). Auditor Fiscal da Secretaria Municipal de Finanças do Município de Belém/PA. Especialista em Direito Tributário (PUC/Minas Gerais). Mestre em Direito do Estado (Universidade da Amazônia - UNAMA). Ex-Professor Substituto de Direito da Universidade Federal do Pará - UFPA. Ex-Professor da Faculdade do Pará - FAP/Estácio. Professor da Faculdade Integrada Brasil-Amazônia - FIBRA. Professor Titular Pós-Stricto Sensu I da Universidade da Amazônia - UNAMA. Doutor em Direito (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA

Jorge Luiz Oliveira dos Santos, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Pará (UFPA - 2011). Mestre em Antropologia pelo Departamento de Antropologia (DEAN) da Universidade Federal do Pará (UFPA - 2004). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (UNAMA - 2001). Atualmente exerce atividade docente, como Professor Titular Pós-Stricto Senso I, na Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, consumo, festas populares, direito, violência, família, sexualidade e gênero.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Regis Almeida, H. J., Vieira, B. S., & Santos, J. L. O. dos. (2020). A criminalização midiática do movimento social de luta pela moradia digna. Revista De Direito Da Cidade, 11(4), 440–472. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.39597

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos