Urbanização Militarizada e Controle Social: primeiras impressões sobre os “drones” como dispositivos de segurança pública no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2019.35835

Palavras-chave:

Drones, Controle Social, Urbanização militar, Biopolítica, Criminologia.

Resumo

O objetivo do presente artigo é investigar as implicações do uso de drones como forma de policiamento no Brasil. A hipótese é que novas formas de controle social suplantam cada vez mais os espaços tidos como “disciplinares". Para isso, implica também relacionar a sensação de insegurança e a guerra nas cidades sob a ótica do “novo urbanismo militar”. Abordam-se, para tanto, as principais teorias que envolvem o fenômeno por meio de pesquisa bibliográfica sob o método dedutivo. Ao final, afere-se que esta realidade é consequência do agigantamento do poder punitivo, feito através da expansão das práticas de controle que retroalimentam as lógicas de governo soberano e disciplinar.

Biografia do Autor

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui Doutorado em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História Contemporânea e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal). Ademais, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem Especialização em Ciências Penais pela PUCRS, Pós-Graduação em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências Criminais pela PUCRS. É Professor do Departamento de Direito Penale Processo Penal, bem como do Departamento de Propedêutica Jurídica da Faculdade de de Direito da PUCRS e pesquisador convidado do CEIS 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) da Universidade de Coimbra, tendo experiência na área de Direito e História das Ideias, com ênfase em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal. Atua, principalmente, nos seguintes temas: cultura penal, violência punitiva, sociologia e filosofia políticas, criminologia, direito penal, processo penal e segurança pública.

Eduardo Baldissera Carvalho Salles, PUCRS

Doutorando em Ciências Criminais pela PUCRS.

Roberta da Silva Medina, PUCRS.

Bolsista PIBIC/PUCRS de Iniciação Científica vinculada ao Grupo de Pesquisa “Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica”.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Como Citar

do Amaral, A. J., Salles, E. B. C., & Medina, R. da S. (2020). Urbanização Militarizada e Controle Social: primeiras impressões sobre os “drones” como dispositivos de segurança pública no Brasil. Revista De Direito Da Cidade, 11(2), 278–298. https://doi.org/10.12957/rdc.2019.35835

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos