A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste

Autores

  • Thayná de Oliveira Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Valdineide dos Santos Araújo UFPB
  • Matheus de Farias Aires UFPB
  • Raiza Gabriele Lima dos Santos UFPB

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i3.76412

Resumo

Estudar sobre o processo da colaboração da formação docente em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes promove melhoria do ensino superior, aperfeiçoando a formação de futuros professores. Esse artigo objetivou comparar a percepção dos mestres e doutores em Contabilidade de duas instituições federais de ensino superior na região Nordeste sobre a contribuição da sua formação stricto sensu nas competências para profissão docente. Na metodologia, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário fechado enviado para os egressos de dois Programas de Pós-graduação stricto sensu investigado, no qual obteve-se uma amostra de 69 participantes que corresponde a 50%. Os resultados mostram que tanto os egressos do PPGCC I, quanto do PPGCC II não estão totalmente satisfeitos da contribuição da sua formação acadêmica com o desenvolvimento de competências docentes. A maioria dos alunos do PPGCC II, isto é 81%, costumam a cursar disciplinas ligadas à Metodologia do Ensino Superior. Enquanto no PPGCC I, apenas 43% dos seus egressos cursaram a disciplina, reforçando a reflexão que os PPGCCs necessitam de disciplinas obrigatórias com o objetivo de formação docente. Entre as competências docentes que os PPGCC stricto sensu mais contribuem, citam-se administrar sua própria formação contínua e assumir os deveres e os dilemas éticos da profissão, corroborando com Guelfi et al. (2018), Zabalza (2007) e Perrenoud (2000).

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Publicado

2023-05-24

Como Citar

Fernandes, T. de O., Araújo, V. dos S., Aires, M. de F., & Santos, R. G. L. dos. (2023). A contribuição do mestrado e doutorado em Contabilidade no desenvolvimento de competências docentes: um estudo comparativo em duas instituições federais de ensino superior do nordeste. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 27(3), 18–35. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v27i3.76412

Edição

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Artigos