Perda por redução ao valor recuperável do goodwill: value relevance em empresas listadas na B3

Autores

  • Danielle Gonçalves Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gustavo Henrique Dias Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Laura Edith Taboada Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59754

Resumo

A NBC TG 15 – Combinação de Negócios surgiu com a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade para as Normas Internacionais. No processo de reconhecimento e mensuração de uma combinação de negócios, pode surgir a figura do ágio derivado por expectativa de rentabilidade futura (goodwill). Assim como outros ativos, o goodwill está sujeito ao teste de redução ao valor recuperável. Quando registrada a perda por impairment, ela impacta na redução do lucro da companhia. O conteúdo informacional das demonstrações contábeis sugere que os preços das ações no mercado se ajustam às informações relevantes disponíveis (IUDÍCIBUS; LOPES, 2004). Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar de que forma a divulgação da informação de perda por redução ao valor recuperável do goodwill, influencia os preços das ações. A abordagem do problema de pesquisa foi considerada como quantitativa, utilizando-se do modelo econométrico de Mínimos Quadrados Generalizados (GLS). Quanto aos objetivos da pesquisa, ela foi considerada como descritiva, utilizando-se da estratégia documental. Foram analisadas 105 empresas não-financeiras listadas na B3, no período de 2010 a 2017. No que tange aos resultados encontrados, identificou-se uma influência negativa e significativa da variável perda por impairment/número de ações sobre o preço da ação três meses após o encerramento do exercício. As variáveis lucro líquido por ação e goodwill/número de ações apresentaram influência positiva e significativa sobre a variável resposta preço da ação. Concluiu-se com essa pesquisa que o mercado de ações reage às perdas por impairment registradas pelas empresas. E, quanto maior o lucro e mais ativos que gerem expectativa de rentabilidade futura as companhias tiverem, mais valorizadas elas serão no mercado de capitais.

Biografia do Autor

Danielle Gonçalves Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gustavo Henrique Dias Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela UFMG.

Bruna Camargos Avelino, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Laura Edith Taboada Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza

Professora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Silva, D. G., Souza, G. H. D., Avelino, B. C., & Pinheiro, L. E. T. (2021). Perda por redução ao valor recuperável do goodwill: value relevance em empresas listadas na B3. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 25(2), 140–157. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59754

Edição

Seção

Artigos