Análise dos relatórios de auditoria dos clubes brasileiros

Autores

  • Renan Barabanov de Assis Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Ariovaldo dos Santos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59752

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar os relatórios de auditoria dos clubes de futebol profissionais brasileiros, identificando os principais tópicos de auditoria e os objetos de opinião modificada, bem como as firmas selecionadas para a prestação dos serviços. A metodologia adotou procedimentos de pesquisa documental e análise comparativa nos relatórios de auditoria de uma população de 47 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro nas edições de 2016, 2017 e 2018, resultando em uma amostra de 33 organizações selecionadas. À parte a diversidade das empresas de auditoria escolhidas pelas equipes, os tópicos objetos de ressalva ou ênfase são os mesmos em grande parte das demonstrações, com cerca de três quartos delas (74%) sendo objeto de ressalvas ou ênfases, com os resultados apontando para temáticas direta ou indiretamente relacionadas ao ativo (principalmente provisões, imobilizado e intangíveis), não correções dos tópicos levantados pelos auditores de um exercício para o seguinte (resultando em opiniões modificadas semelhantes), além de dificuldades na padronização de métodos e práticas contábeis pelos clubes. A pesquisa amplia a discussão acerca do impacto dos relatórios de auditoria, seus principais pontos de melhoria e sua capacidade de influenciar a relação dos clubes profissionais com seus stakeholders.

Biografia do Autor

Renan Barabanov de Assis, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), cursando Doutorado na mesma Universidade, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e Ciências Contábeis pela Fundação Santo André (FSA), com pós-graduação em Direito Tributário pelo INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), acumula passagens pelas empresas Coca- Cola FEMSA e Deloitte Auditoria, além da Revista Placar (Editora Abril) e Traffic Marketing Esportivo. Sócio-diretor do escritório de consultoria empresarial, contábil e fiscal Elite Empresas, focada no ramo de palestras de capacitação profissional e formação tributária, empreendedora e motivacional. Atua há mais de dez anos com cursos, treinamentos e palestras nas áreas fiscal/tributária, empresarial e de gestão/profissionalização.

Ariovaldo dos Santos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1972), graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1973), mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-Docência em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira, Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuaria da FEA/USP, Coordenador Técnico da Edição da Revista Melhores e Maiores desde 1996, Consultor ad hoc da Revista Contabilidade & Finanças, Membro do Conselhor Editorial como especialista da Revista - RAUSP. Revista de Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Societária, Contabilidade para usuários externos, Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Inflação e Balanço em moeda estrangeira.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Assis, R. B. de, & Santos, A. dos. (2021). Análise dos relatórios de auditoria dos clubes brasileiros. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 25(2), 121–139. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59752

Edição

Seção

Artigos