Análise comparativa dos resultados dos indicadores econômico-financeiros das empresas do setor bancário participantes e não participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Autores

  • Andressa Cristine Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Geovane Camilo Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Eduardo Alvim Guedes Alcoforado Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59532

Resumo

Este estudo analisa o setor bancário pelo ponto de vista do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), comparando, os indicadores econômico-financeiros das empresas desse setor que participam e não participam da carteira ISE. A pesquisa visa contribuir para a literatura sobre sustentabilidade empresarial analisando um setor pouco abordado em pesquisas anteriores, além de considerar um período de 10 anos. A amostra é composta por 23 instituições bancárias (230 observações) e dessas, 4 (40 observações) compõem a carteira ISE (Grupo 1) e 19 (190 observações) não compõem o ISE (Grupo 2). As diferenças entre os grupos foram verificadas mediante testes de hipóteses (bicaudais), com uso do teste não-paramétrico de Wilcoxon-Mann-Whitney, que compara as posições das distribuições dos dois grupos. Os resultados evidenciaram diferença estaticamente significativa nos indicadores de Participação de Empréstimos (liquidez e solvência), Índice da Sensibilidade de Juros (capital e risco) e Retorno do Patrimônio Líquido, Margem Financeira, Margem Líquida, Custo Médio de Captação, Juros Passivos, Lucratividade dos Ativos e Índice de Eficiência Operacional (rentabilidade e lucratividade). Ao analisar de forma descritiva a composição das demonstrações contábeis nos dois grupos, verificou-se que cada uma as empresas ISE tem concentração de recursos financeiros superior à soma dos recursos dos 19 bancos não ISE. Ainda em relação à análise descritiva encontrou que a maioria dos bancos ISE não participam do segmento do Novo Mercado, isto é, aquele com maior nível de transparência. 

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

Silva, A. C. F. da, Santos, G. C., & Alcoforado, E. A. G. (2021). Análise comparativa dos resultados dos indicadores econômico-financeiros das empresas do setor bancário participantes e não participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 25(2), 98–120. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i2.59532

Edição

Seção

Artigos