Panorama da produção científica nacional de gestão de riscos corporativos na administração pública de 2013 a 2018

Autores

  • Karoll Haussler Carneiro Ramos Universidade de Brasília
  • Lana Montezano Universidade de Brasília
  • Rogério Leal da Costa Junior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i1.59269

Palavras-chave:

Gestão de riscos, Administração pública, Revisão da literatura

Resumo

Nos últimos anos foram publicados normativos que regulamentam adoção da gestão de riscos pela administração pública, e é uma temática foco dos órgãos de controle. Com isso, este artigo visa proporcionar um panorama geral do desenvolvimento da produção científica nacional sobre o tema gestão de riscos no setor público dos últimos 6 anos. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com critérios pré-definidos que permitiu a análise de 35 artigos publicados em eventos e periódicos nacionais quanto a características da publicação e metodológicas com uso de estatística descritiva. Os principais resultados foram: COSO é a principal referência metodológica, metade abordou todas as etapas da gestão de riscos; a falta de capacitação dos envolvidos é a dificuldade mais relatada e a melhoria no atingimento dos objetivos é o principal benefício previsto. A maioria dos estudos foram em organizações federais do poder executivo. Ao final são apresentadas recomendações para futuras investigações sobre o tema.

Biografia do Autor

Karoll Haussler Carneiro Ramos, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e bacharel em Administração de Empresas na UnB. Atualmente, é professora da pós-graduação do IDP do MPA de Políticas Públicas, Gestão e Controle da Administração do IDP, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT/ UnB), e professora voluntária do Departamento de Administração da UnB. Realiza pesquisa e consultoria em órgãos públicos e empresas privadas. Atuou como relatora e avaliadora do Prêmio Nacional da Qualidade da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Coordenou os cursos tecnológicos de gestão no IESB. Foi assessora parlamentar na Câmara dos Deputados. Assessorou a presidência da empresa júnior AD&M. Autora do livro Gestão e Governança de TI: Arquitetura e Alinhamento entre Sistemas de Informação e o Negócio, premiado em segundo lugar no Prêmio Jabuti de 2011. 

Lana Montezano, Universidade de Brasília

Mestra em Administração (Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas) em 2016 pelo PPGA - UnB e Doutoranda em Administração (Gestão de Pessoas e Inovação) pelo PPGA/UnB. Formada em Administração em 2002 (UniCEUB), com prêmio mérito acadêmico concedido pelo CRA-DF, Especialista em Administração de Recursos Humanos em 2004 (FGV-Núcleo Brasília). Possui experiência em Consultoria, Pesquisa e Docência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas (em especial, gestão por competências), Gestão de Processos, Gestão de Projetos, Diagnóstico e Estruturação Organizacional, e Planejamento Estratégico. Experiência como pesquisadora no Grupo Impacto (temas de TD&E), LineGov (Inovação e Estratégia em Governo) e GP2C (Gestão de Pessoas e Clientes). Experiência como revisora para eventos científicos e periódicos nacionais e internacionais. Possui trabalhos publicados em eventos e periódicos, tanto nacionais quanto internacionais, além de capítulos de livros publicados.

Rogério Leal da Costa Junior, Universidade de Brasília

Graduando em Administração pela Universidade de Brasília. Atuou como pesquisador no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB). Foi consultor na empresa AD&M Consultoria Empresarial, sendo gerente na área de processos e consultor de projetos nas áreas de processos, estratégia e finanças. Foi estagiário no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Ramos, K. H. C., Montezano, L., & Costa Junior, R. L. da. (2021). Panorama da produção científica nacional de gestão de riscos corporativos na administração pública de 2013 a 2018. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 25(1), 106–124. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i1.59269

Edição

Seção

Artigos