Relação entre Indicadores Econômico-Financeiros com a Carga Tributária das Empresas Não Financeiras Listadas na B3

Autores

  • Caroline Julia Koch Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Jésica Bampi Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Gilvane Scheren Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc
  • Jadir Roberto Dittadi Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i1.59244

Resumo

A carga tributária é fator determinante para a saúde financeira das empresas, pois reflete como um limitador do crescimento devido a representar uma considerável fatia do faturamento e lucro das empresas. O presente estudo objetiva identificar a relação de indicadores econômico-financeiros com a carga tributária das empresas não financeiras listadas na B3. Para obtenção do objetivo, a pesquisa caracteriza-se, quanto ao delineamento, como descritiva, documental e quantitativa. Foram identificadas as empresas brasileiras não financeiras de cada setor econômico da B3, subdividindo sua carga tributária por esfera governamental por meio da Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Os dados coletados foram demonstrados por período, dispostos em painel e submetidos à regressão multivariada. A pesquisa abordou uma amostra de 380 empresas não financeiras listadas na B3, classificadas por setores, entre os períodos de 2014 a 2016. Os resultados obtidos na análise demostram que os indicadores que afetam positiva ou negativamente a incidência de tributos, na esfera municipal e federal, são o ativo total e a receita bruta, enquanto na esfera estadual destacaram-se a receita bruta e lucratividade. Dessa forma, conclui-se por meio das análises de regressão multivariada que os indicadores que apresentam relação com a carga tributária das empresas não financeiras da B3 são o Ativo Total, a Receita Bruta e a Lucratividade.

Biografia do Autor

Gilvane Scheren, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó, especialista em MBA em Finanças, Controladoria e Gestão Tributária pela Universidade Regional de Blumenau (2013), especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2016) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, contador da Prefeitura Municipal de Chapecó. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis nas áreas de controladoria, finanças e contabilidade governamental.

Jadir Roberto Dittadi, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc

Mestre em Ciências Contábeis (2008) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS na área de concentração: Contabilidade e Controladoria, possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional Unificada do Oeste de Santa Catarina UNOESC (1994). Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela UNOESC (1998). Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus São Miguel do Oeste-SC (de 2004 a 2010). Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unidade Pinhalzinho-SC (de 05/2015 até os dias atuais). Atualmente é professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste e Pinhalzinho. Foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação, em MBA em Gestão Financeira e Controladoria (Turma 2010 SMO e 2015 PZO). Como professor em Curso de Pós-Graduação ministrou os seguintes componentes curriculares: Controladoria, Planejamento Tributário, Auditoria e Planejamento Tributário, Contabilidade Avançada, Análise de Custos, Contabilidade Gerencial e Orçamento Empresarial. Desde Julho de 2010, atua como colaborador junto a equipe de Contadores do Grupo Dass, empresa especialista em gestão de marcas de material esportivo (FILA, UMBRO e TRYON), com operações em diversos países na América Latina.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Koch, C. J., Bampi, J., Scheren, G., & Dittadi, J. R. (2021). Relação entre Indicadores Econômico-Financeiros com a Carga Tributária das Empresas Não Financeiras Listadas na B3. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 25(1), 3–21. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v25i1.59244

Edição

Seção

Artigos