INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DE NATUREZA AVANÇADA E NÃO OBRIGATÓRIA: UMA ANÁLISE DA DISCLOSURE SOCIAL NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PUBLICADAS DE EMPRESAS DO SETOR DE SAÚDE

Jose Ricardo Maia de Siqueira, Marcos Machado de Almeida

Resumo


RESUMO

Este artigo pretende verificar se as informações sociais foram publicadas nas demonstrações contábeis, do ano base de 2003, das empresas do segmento de saúde suplementar e, caso positivo, de que forma isto ocorreu. Cabe ressaltar que o foco desta pesquisa não está na existência, ou não, do Balanço Social, mas sim, no conjunto de informações sociais expostas nas publicações. Uma vez que a área de saúde tem destaque no tema responsabilidade social, a pesquisa aborda a importância da conscientização dos atores deste setor, na divulgação de informações sociais relevantes. Este trabalho consiste em uma análise que procura identificar informações sociais, nas publicações dos jornais de grande circulação, das dez maiores empresas deste segmento. Foi utilizada a análise do conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados indicam, com certa surpresa, uma forte evidência de que as empresas analisadas não estão apresentando informações sociais nas demonstrações contábeis publicadas.

Palavras-chave: Responsabilidade social; demonstrações contábeis; balanço social; saúde suplementar.

 

ABSTRACT

This article intends to verify whether the social information were published in the countable demonstrations in the year base of 2003 to the companies of the segment of suplemental health and, if so have it occurred. The focus of this research is not in the existence or not of the Social Reporting, and yes, in the set of displayed social information in publications. Once the health area has prominence in the social responsibility subject, the research approaches the importance of the awareness of the actors of this sector in the spreading of excellent social information. This work consists of an analysis that tries to identify social information in publications of periodicals of great circulation in the ten bigger companies of this segment. The analysis of the content was used as a research technique. The results indicate, with certain surprise, one strong evidence that the analyzed companies are not presenting social information in the published countable demonstrations.

Key words: Social responsibility; countable demonstrations; social reporting; suplemental health.


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DOI: https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v11i2.5575



ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3

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