CONVICÇÃO, RACIONALIDADE, CONHECIMENTO MÚTUO E PARADOXOS: INSTRUMENTOS PROSPECTIVOS NA TEORIA CONTÁBIL
DOI:
https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v12i3.5560Resumo
Resumo
O objetivo primordial do trabalho é uma revisão, lato sensu, de idéias comuns tanto à teoria da decisão, como à inteligência artificial, relevantes no contexto da teoria contábil em geral. Da enorme literatura sobre o assunto, adaptam-se três estórias que servem de fio condutor para o estudo dos tópicos de
convicção, da revisão de convicção, da racionalidade, do conhecimento mútuo e do paradoxo. Para cada um deles faz-se um resumo e apontam-se possíveis linhas de pesquisa. A abordagem é iconoclasta, sendo nosso objetivo utilizar o trabalho como instrumento para futuras discussões.
Palabras-chave: Convicção; Revisão de Convicção; Racionalidade; Conhecimento Mútuo e Paradoxo
ABSTRACT
The main objective of this paper is a revision, lato sensu, of common ideias from decision theory and artificial intelligence with a certain importance to accounting theory in general. From the huge subject literature, three stories are adapted to drive the reader to the study of belief, belief revision, comman
knowledge and paradox. For each of these subjects a resume is made and some research lines are prensented. The approach is iconoclast, the principal objective of the paper been to serve as an instrument for future discusions.
Keywords: Belief; Belief Revision; Comman Knowledge and Paradox
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos patrimoniais dos artigos aceitos para publicação, inclusive de tradução, passam a ser de propriedade da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online).
É permitida a citação parcial de artigos publicados, sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato: (revistacontabilidadeuerj@gmail.com).
As declarações dos artigos aprovados, devem ser originalmente assinadas e enviadas pelos Correios para o endereço de contato da revista.