BALANÇOS SOCIAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS CORPORATIVAS

Autores

  • Jose Ricardo Maia de Siqueira
  • Fernanda da Silva Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v14i2.5526

Resumo

Resumo

O balanço social é uma ferramenta para prestação de informações sócio-ambientais relacionadas à
interação entre uma organização e seu ambiente externo. Neste âmbito devem ser observados todos os
aspectos, sejam eles positivos ou negativos. Todavia, pesquisadores vêm detectando dificuldades para
analisá-los em função da falta de padronização, periodicidade e principalmente abrangência dos
documentos. Fatos positivos tendem a serem destacados como instrumento de marketing enquanto danos
causados são minimizados ou omitidos. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a
qualidade dos balanços sociais das organizações da amostra, através de quatro parâmetros: abrangência,
viés para potencialização dos resultados, comparabilidade e transparência. O desfecho identificado nesta
pesquisa corrobora os diagnósticos anteriormente observados em outros trabalhos e reforça a urgência por
mudanças para que sirvam de mensuração de responsabilidade social.

Palavras-chave: Balanço social, Transparência, Marketing.
SOCIAL BALANCE REPORTS IN BRAZIL: A CRITICAL ANALYSIS OF CORPORATE PRACTICES

ABSTRACT

The social report is a tool for disclosure social and environmental information about the interaction
between an organization and its external environment. In this scope all aspects must be observed, even
they are positive or negative. However, researchers are perceiving how hard is to analyze social report
because they are not standardized, are lack of time and completeness. Positive facts tend to be emphasized
as a marketing tool, while actual damages are minimized or omitted. In this context, the present paper
studied 22 companies which elaborated social reports to verify completeness, potential of the results,
comparison and transparency. The inference of this research corroborates previously results observed in
other papers and strengthens the urgency for changes on social report to turn them a real instrument of
measurement the social responsibility of the companies.

Keywords: Social Report, Transparency, Marketing.

Downloads

Publicado

2011-05-02

Como Citar

Maia de Siqueira, J. R., & Fernandes, F. da S. (2011). BALANÇOS SOCIAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS CORPORATIVAS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 14(2), 18–31. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v14i2.5526

Edição

Seção

Artigos