GESTÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CONSIDERANDO O ENFOQUE DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA

Autores

  • Jair Antonio Fagundes
  • Cristina Crespo Soler
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda
  • Rosália Lavarda

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v14i3.5521

Resumo

Resumo

Este artigo trata da estrutura de gestão do curso de Administração em uma faculdade privada sem fins lucrativos constituída como Sociedade Educacional e sob a ótica da variável ambiente da Teoria  Contingencial. Abordaram-se com destaque os trabalhos de Burns & Stalker (1960) e Lawrence & Lorsch (1967) que contribuíram com a utilização da variável ambiente e com a definição das estruturas
organizacionais mecânicas e/ou orgânicas. A metodologia adotada foi qualitativa consistindo em um estudo de caso com a aplicação de entrevistas em profundidade com o coordenador do Curso o que propiciou êxito na exploração e identificação da estrutura de gestão do referido curso. Foi utilizada a variável contingente "ambiente" e os fatores de medição desta variável: "divisão do trabalho", "especialização", "padronização", "processo decisório e centralização" e "ambiente", conclui-se que somente o fator contingencial "ambiente" ficou claramente definido como orgânico, os demais fatores apareceram parcialmente na estrutura de gestão mecânica e orgânica.

 

Palavras-chave: Gestão de curso de Administração, Teoria da Contingência, Estudo de caso.

ABSTRACT


This study seeks to discuss about the administration course structure in a non-profit private university under the approach of the Contingency Theory. The theoretical referential underlines the works of Burns & Stalker (1960) and Lawrence & Lorsch (1967) that contributed with the use of the environment variable and with the definition of mechanical and organic organizational structures in the study of the
organizations. The methodology adopted was a qualitative research with a case study. Interview in depth was applied with the course coordinator, which provided success in the exploration and identification of the administration structure of the respective analyzed course; After analysing the results of the studied case we can state that the contingency factor „environment' was clearly defined as organic, the other factors studied appeared partiality in the structure of mechanical and organic administration in the study.

 

Keywords: Administration Courses Management, Contingency theory, Case study.

 

Downloads

Publicado

2011-05-02

Como Citar

Fagundes, J. A., Soler, C. C., Facin Lavarda, C. E., & Lavarda, R. (2011). GESTÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CONSIDERANDO O ENFOQUE DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 14(3), 44–59. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v14i3.5521

Edição

Seção

Artigos