PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Rui Otávio Bernardes de Andrade
  • Nério Amboni
  • Arnaldo José de Lima

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v15i1.5505

Resumo

Resumo

O artigo tem por objetivo geral discutir os fundamentos do paradigma cartesiano e da complexidade e seus reflexos na educação, visando apresentar o Programa de integração vertical e horizontal de conteúdos programáticos como estratégia de interdisciplinaridade no Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, frente ao paradigma da complexidade. O conceito de paradigma cartesiano e da complexidade e seus reflexos na educação e o assunto  interdisciplinaridade com suas respectivas modalidades e classificações é discutido no referencial teórico. A pesquisa é exploratória, descritiva e interpretativa. Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise documental, sendo analisados de modo qualitativo. O Programa proposto tem por objetivo geral fomentar a discussão, a avaliação e a socialização de referenciais teóricos, experiências de ensino-aprendizagem, sistema de avaliação e bibliografias, visando identificar estratégias para incentivar o diálogo entre disciplinas, professores, alunos e gestor do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e a constituição de comunidades de prática no âmbito do Curso. A metodologia de operacionalização do Programa se processa por meio da integração sistêmica e complementar, quando da realização de reuniões de sensibilização, de reuniões pedagógicas e de reuniões de socialização e de feedback. Percebe-se que diferentes modalidades de interdisciplinaridade podem ser incentivadas por meio da adoção do Programa

Palavras-chave: Contabilidade; Paradigmas; Interdisciplinaridade; Complexidade.

 


ABSTRACT

This article's main purpose is to discuss the principles of the cartesian paradigm and its complexity and influence in education. It presents the vertical and horizontal integration of the program contents as an
interdisciplinary strategy in the Accountancy school for bachelor's degree, facing the complexity paradigm. The cartesian paradigm concept, its complexity and influence in education will be debated in
the theoretical foundation, as much as the interdisciplinarity issue and its kinds and classifications. This is an exploratory, descriptive and interpretative research. The data and knowledge were assembled by
bibliographic research, participant observation and qualitative document analysis. The suggested program aims to promote the debate and the evaluation of the theoretical references, teaching/learning experiences, assessment system and bibliographies. It attempts to identify strategies to promote the dialog
between subjects, professors, students and the Accountancy school's managers, establishing practice communities in the school's curriculum. This program's operational methodology is based on the systemic and complementary integration, result of the sensitization, pedagogic, socialization and feedback meetings. We understand that different kinds of interdisciplinarity can be stimulated by the adoption of this program.

 

Keywords: Accountancy; Paradigms; Interdisciplinarity; Complexity.

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Publicado

2011-05-02

Como Citar

Andrade, R. O. B. de, Amboni, N., & Lima, A. J. de. (2011). PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 15(1), 2–21. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v15i1.5505

Edição

Seção

Artigos