UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES TOMADAS DURANTE UM JOGO DE EMPRESAS APLICADO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E SEU IMPACTO NA TOMADA DE DECISÃO

Autores

  • Edson Bergamaschi Filho
  • Andrei Aparecido de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v15i2.5494

Resumo

Resumo

Este estudo tem o objetivo de verificar quais as ações/atitudes tomadas durante o jogo com simulações que podem acarretar um melhor ou pior desempenho das equipes. Considerando a importância do processo de tomada decisão nas organizações, o ensino ou treinamento adequado dos futuros agentes que exercerão
essa função é imperativo. Os jogos de empresas figuram um método de ensino que busca a redução da distância entre a teoria e prática, servindo de um exercício de simulação da realidade em um ambiente
estabelecido pelo professor. Esta pesquisa utiliza-se da aplicação do jogo de empresas Unicep Games, em uma turma de graduação em Contabilidade. O desempenho das equipes é medido através da variável lucro líquido acumulado. Pelos resultados obtidos, pode-se perceber que a quantidade de acessos à planilha, aliada ao número de acessos às jogadas anteriores, foram as ações ou atitudes que possibilitaram uma melhor tomada de decisão.

Palavras-chave: Jogo de empresas; Tomada de decisão; Contabilidade.

ABSTRACT

This study aims to determine what actions taken during the simulations game can lead to a better or worse
performance of teams. Considering the importance of decision making in organizations, education or proper training of future officers who will exercise this function is imperative. The business games are a
teaching method that aims at reducing the gap between theory and practice, serving as a simulation of reality in an environment set by the teacher. This research uses the business game Unicep Games, in anundergraduate class in accounting. The performance of the teams is measured by the variable accumulated net profit. The results obtained can be seen, in general, the amount of access to the document, together with the number of hits to moves earlier, were the actions or attitudes that enabled better decision making.

Keywords: Business game; Decision making; Accounting.

 

Downloads

Publicado

2011-05-03

Como Citar

Filho, E. B., & Albuquerque, A. A. de. (2011). UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES TOMADAS DURANTE UM JOGO DE EMPRESAS APLICADO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E SEU IMPACTO NA TOMADA DE DECISÃO. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 15(2), 19–31. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v15i2.5494

Edição

Seção

Artigos