ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)

Autores

  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo
  • Marco Antonio Ferreira de Souza
  • Leandro Azevedo da Silva Rosadas
  • Kátia de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v16i1.5479

Resumo

Resumo

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma metodologia para modelagem do problema de definição de preço de venda de produtos/serviços em mercados competitivos. Com base na metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA) o modelo estabelece um preço a ser praticado, que oferece a empresa uma vantagem competitiva, já que o mesmo é formado a partir de uma análise de benchmarking do mercado. A idéia é que dada uma série de características do produto, de vários concorrentes e da empresa sob análise, o modelo analisa qual o preço competitivo, que estabeleça uma melhor relação custo x benefício. Além disso, o modelo pode ser utilizado como subsídio para análise do projeto do produto/serviço, para que o mesmo possa se tornar mais competitivo. Para este trabalho, aplica-se o modelo a uma série de impressoras, onde se discute sua utilização e seus principais resultados de análise.

Palavras-chave: Estratégias de Preço; Formação do Preço de Venda; DEA.

ABSTRACT

This article has for objective to present and to discuss a methodology to modeling the problem of definition of the products/services price of sale in competitive markets. With base in the Data Envelopment Analysis methodology (DEA) the model establishes a price to be practiced, that it offers the company a competitive advantage, already it is formed by the benchmarking analysis of the market. The idea is that given a series of product characteristics, of several companies and of the company under analysis, the model analyzes which the competitive price, that it establishes a better cost x benefit relationship. Besides, the model can be used as subsidy for the products/services project analysis, so that it can become more competitive. For this work, the model is applied in a series of printers, where it is discussed its use and their main analysis results.

Keywords: Price Strategy, Selling Price Formation, DEA.

Downloads

Publicado

2011-10-10

Como Citar

Silva Macedo, M. A. da, Ferreira de Souza, M. A., Silva Rosadas, L. A. da, & de Almeida, K. (2011). ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE PREÇO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 16(1), 62–78. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v16i1.5479

Edição

Seção

Artigos