METODOLOGIA DO CUSTEIO-ALVO CANALIZADO COM O DO QFD (QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT)

Autores

  • Joisse Antonio Lorandi
  • Antonio Cezar Bornia

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v16i2.5436

Resumo

Resumo

O propósito deste estudo é apresentar uma sistemática de implementação do Custeio-Alvo na Cadeia de Suprimentos com o suporte do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) como direcionador das decisões para redução de custos durante o Processo de Desenvolvimento do Produto. A justificativa se fundamenta na necessidade de que o gerenciamento dos custos seja estendido a toda a Cadeia de Suprimentos e através de todo o ciclo de vida do produto. A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica. Aplica-se a sistemática proposta em uma cafeteira elétrica, a partir de um modelo de Ansari et al., (1997). Conclui-se que a aplicação da sistemática contribui para que o Custeio-Alvo Canalizado torne-se um importante mecanismo de gerenciamento dos custos inter companhias e a aplicação do QFD da sustentação a tomada de decisões na interface comprador/fornecedor como direcionador dos esforços para redução de custos.

Palavras-chave: Parcerias; Custeio-Alvo Canalizado; Direcionador.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to present a systematic implementation of target Costing in the supply chain with the support of the Quality function Deployment (QFD) as driver of decisions to reduce costs during the product development process. The justification is based on the need for management costs is extended to the entire supply chain and throughout the product life cycle. The methodology used is bibliographic search. Applies to systematic proposal in an electric kettle, from a model Ansari et al. (1997). It is concluded that the implementation of systematic contributes to that Target Costing Chained become an important mechanism for inter companies costs management and application of QFD support decision-making in interface buyer/supplier as driver of efforts for cost reduction.

Keywords: Partnerships; Target Costing Chained; Driver.


Downloads

Publicado

2011-10-18

Como Citar

Lorandi, J. A., & Bornia, A. C. (2011). METODOLOGIA DO CUSTEIO-ALVO CANALIZADO COM O DO QFD (QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT). Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 16(2), 96–115. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v16i2.5436

Edição

Seção

Artigos