Editorial, volume 24, n. 2, 2019

Autores

  • Andréa Paula Osório Duque "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51861

Resumo

Na vida, não existe nada a temer,

mas a entender.

Marie Curie

 Caros Leitores,

 Dando sequência ao pensamento de MarieCurie, a Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (RCMCC) lança o volume 24, n. 2, 2019. Nesta perspectiva – prezados leitores – o objetivo é a busca permanente da ampliação do conhecimento!

O artigo Capital intelectual & rentabilidade das Empresas brasileiras objetiva analisar a influência do capital intelectual (CI) sobre a rentabilidade das empresas brasileiras. A metodologia utilizada foi estudo quantitativo, descritivo e aplicado, nas companhias listadas na BM&FBovespa, com base em dados secundários, em um recorte multi-setorial, durante o período de 2005 a 2014, mediante a utilização de testes empíricos, não paramétricos, por meio de estatísticas descritivas e multivariadas.

O artigo Red flags: uma análise sob a ótica dos auditores independentes do Estado de Goiás busca descobrir qual o grau de importância na utilização dos red flags na visão dos auditores independentes de Goiás. Para alcançar tal objetivo, a coleta de dados ocorreu pela aplicação de questionário, adaptado de Murcia (2007),  o qual obteve a participação de 28 auditores externos.

O artigo Atuação das casas comerciais francesas no Brasil: o papel da Casa Marc Jacob no comércio da cidade de Parnaíba, 1886-1927 analisa o conteúdo informacional provido pelos registros contábeis de uma casa de comércio mantida por imigrantes judeus vindos da França. O objetivo do estudo é desenvolver uma narrativa geral sobre as práticas contábeis da Casa Comercial Marc Jacob que desempenhou papel econômico de destaque no comércio da cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí, ao longo do período 1886-1927.

O artigo Governança corporativa: uma análise das empresas da nova economia objetiva verificar se maiores níveis de intangibilidade se relacionam com um nível mais alto de Governança Corporativa. Para tal, as empresas foram selecionadas por meio da análise de quartis e aquelas com maior intangibilidade (empresas no terceiro quartil, pertencentes à Nova Economia) foram comparadas àquelas com menor intangibilidade (empresas no primeiro quartil, pertencentes à Velha Economia), criou-se dummies de segregação de empresas.

O artigo Contribuição das Auditorias Operacionais para a Accountability de Resultados na Administração Pública objetiva aferir o nível de contribuição das auditorias operacionais para a accountability de resultados na administração pública, considerando aspectos referentes ao órgão controlador, ao órgão controlado e à sociedade, além de etapas atinentes ao ciclo de realização da auditoria.

O artigo Disclosure e Materialidade das Provisões e Passivos Ambientais divulgados pelas companhias listadas na B3 - Brasil, Bolsa, Balcão analisar a relação entre disclosure e materialidade das provisões e passivos contingentes ambientais divulgados pelas empresas brasileiras entre os anos 2012 e 2017, fornecendo ao mercado evidências de como essas entidades têm se comportado em relação ao disclosure ambiental diante das exigências de divulgação impostas pela orientação OCPC 07.

Boa leitura! Deixe que o tempo direcione nosso caminhar em busca do conhecimento.

                                                       Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Duque, A. P. O. (2020). Editorial, volume 24, n. 2, 2019. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(2), 1–2. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51861

Edição

Seção

Editorial