Red Flags: Uma Análise Sob a Ótica dos Auditores Independentes do Estado de Goiás

Autores

  • Naiane Cristine da Silva Mendonça Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Michele Rílany Rodrigues Machado Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Lúcio de Souza Machado

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51845

Resumo

Este trabalho buscou avaliar qual o grau de importância na utilização dos red flags na visão dos auditores independentes de Goiás. Para alcançar tal objetivo, a coleta de dados se deu pela aplicação de questionário, adaptado de Murcia (2007),  o qual obteve a participação de 28 auditores externos. Para análise dos resultados utilizou-se da estatística descritiva. Os resultados acerca das características dos participantes indicaram que 57,14% são sócios nas empresas de auditoria, 39% destes atuam há mais de 10 anos no mercado, 79% não auditaram empresas listadas na Bovespa e 67,9% dos auditores atuam em Goiânia. Quatro red flags entre os apresentados na literatura se destacaram pela frequência das respostas, visto que mais de 50% dos respondentes consideraram um grau de importância de "Muito alto". O primeiro deles é sobre estrutura e ambiente, abordando a existência de um controle interno inadequado. O segundo, classificado no cluster de gestores, refere-se ao comportamento da administração como desonesta e não ética. O terceiro, pertencente ao cluster de relatórios contábeis, relacionando-se a existência de um número significativo de operações realizadas com entidades de origem desconhecida (suspeita), ou entidades cuja cultura e o ambiente de negócios levantam desconfiança. E o último red flag, alocado no cluster de auditoria, diz respeito a existência de um comportamento tido como dominante dos executivos em relação aos auditores, na tentativa de influenciar o escopo da auditoria ou seleção do pessoal envolvido no serviço de auditoria. Os resultados obtidos assemelham-se parcialmente ao de Murcia (2007).

Biografia do Autor

Naiane Cristine da Silva Mendonça, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

Michele Rílany Rodrigues Machado, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília. Possui mestrado em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação da UNB/UFPB/UFRN. É professora da Universidade Federal de Goiás. Foi servidora pública da Advocacia Geral da União- AGU, atuando na área de cálculos e perícias contábeis. Tem artigos publicados em Congressos de Administração e Contabilidade no Brasil, atuando principalmente nas seguintes áreas: Contabilidade para tomada de decisão, Finanças e Perícia Contábil.

Lúcio de Souza Machado

Doutor em Psicologia, com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2016), pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica (2005) pelo Centro Universitário Álvares Penteados (UNIFECAP); Especialista em Auditoria e Análise Contábil (2001), pela PUC-GO em convênio com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO); Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-GO (1998). Na área acadêmica, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor efetivo do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior e professor convidado em cursos de especialização e MBA de várias Universidades e Faculdades (IPECON - PUC-GO, UFG, Aphonsiano, dentre outras). Tem interesse em pesquisas que abordem temas como: Contabilidade Financeira com foco em IFRS e Contabilidade Tributária, Educação em Contabilidade, Auditoria, Controladoria e Clínica Psicodinâmica do Trabalho incluindo Cultura Organizacional. Na área técnica, é sócio em Sociedade de Auditoria, Serviços Contábeis e Treinamento, desenvolvendo trabalhos nessas áreas com destaque para Auditoria Contábil, Fisco-Tributária e de Controles Internos, Treinamento e Consultoria em Contabilidade Societária.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Mendonça, N. C. da S., Machado, M. R. R., & Machado, L. de S. (2020). Red Flags: Uma Análise Sob a Ótica dos Auditores Independentes do Estado de Goiás. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(2), 23–41. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51845

Edição

Seção

Artigos