Capital Intelectual & Rentabilidade das Empresas Brasileiras

Autores

  • Ricardo Vinícius Dias Jordão Skema Business School
  • Vander Ribeiro Almeida FPL Educacional

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51842

Resumo

A pesquisa descrita neste artigo teve como objetivo analisar a influência do capital intelectual (CI) sobre a rentabilidade das empresas brasileiras. Nesse ensejo, com base nas teorias de finanças e de contabilidade, realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e aplicado, nas companhias listadas na BM&FBovespa, com base em dados secundários, em um recorte multi-setorial, durante o período de 2005 a 2014, mediante a utilização de testes empíricos por meio de estatísticas descritivas e multivariadas. Além da proposta de mensuração dos efeitos do CI desenvolvida e aplicada, a pesquisa inova ao ampliar as teorias de finanças e contabilidade pela comprovação da contribuição do CI sobre os indicadores de desempenho financeiro das companhias brasileiras. Os resultados revelaram que (i) o CI influencia positivamente na rentabilidade dessas companhias; (ii) as empresas de capital aberto, listadas na BM&FBovespa, mais intensivas em CI, apresentam rentabilidade superior às demais, seja de forma individual, global ou de maneira setorial; e que (iii) o CI colabora para o aumento da rentabilidade corporativa, de forma sistemática, ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Ricardo Vinícius Dias Jordão, Skema Business School

PhD in Finance, Accounting and Taxes pelo Center for Advanced Studies in Management and Economics (EU, Portugal), ina ssociação com o Swiss Management Center (Switzerland)

 

Professor of the SKEMA Business School (Brazil, China, France, USA)

Center for Advanced Studies in Management and Economics (EU, Portugal)

Swiss Management Center (Switzerland)

Member of the Academic Board of the CLADEA and Chair of the CLADEA 53rd Annual Assembly

Associate Editor -The Bottom Line (Emerald)

Vander Ribeiro Almeida, FPL Educacional

Mestre em Adminsitração pela FPL Educaional

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Jordão, R. V. D., & Almeida, V. R. (2020). Capital Intelectual & Rentabilidade das Empresas Brasileiras. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(2), 3–22. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i2.51842

Edição

Seção

Artigos