Accountability como gestão de reputação: ações do CARF frente a Operação Zelotes

Autores

  • Guilherme Otavio Monteiro Guimarães
  • Tayná Cruz Batista
  • Tayná Cruz Batista
  • Fernanda Filgueiras Sauerbronn
  • Fernanda Filgueiras Sauerbronn
  • Ana Carolina Pimental Duarte da Fonseca
  • Ana Carolina Pimental Duarte da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.50696

Palavras-chave:

gerenciamento de impressões, accountability, gestão pública

Resumo

O artigo tem o objetivo compreender como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) utilizou estratégias e táticas de gerenciamento de impressões (GI) para gerir sua reputação em termos de accountability. O estudo ocorre no contexto da Operação Zelotes que visava apurar possíveis “vendas” de decisões no âmbito tributário federal e, consequentemente, da instauração de uma crise de credibilidade e da adoção de diversas medidas gerenciais. Uma pesquisa exploratória foi realizada, entre setembro e novembro de 2015, por meio da coleta de dados, documentos oficiais e entrevistas, posteriormente analisadas pela técnica de análise de conteúdo. A análise revela maior frequência da estratégia de Promoção Organizacional e da tática Comportamento Pró-Social, levando a concluir que é de extrema preocupação do órgão a instituição de mudanças para que esse recupere seu prestígio e sua credibilidade perante a sociedade. Os achados contribuem para a recente literatura internacional sobre accountability como gestão da reputação.

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Publicado

2020-05-03

Como Citar

Guimarães, G. O. M., Batista, T. C., Batista, T. C., Sauerbronn, F. F., Sauerbronn, F. F., Fonseca, A. C. P. D. da, & Fonseca, A. C. P. D. da. (2020). Accountability como gestão de reputação: ações do CARF frente a Operação Zelotes. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(3), 34–51. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.50696

Edição

Seção

Artigos