A Pesquisa em Teoria da Escolha Pública: o Perfil, as Fontes e a Produção

Autores

  • Jonatas Dutra Sallaberry Doutorando em Contabilidade. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil do Ministério Público Federal, além de professor de graduação e pós-graduação.
  • Liz Dayana Campos Spinello Arias Quaesner
  • Mayla Cristina Costa
  • Ademir Clemente

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i1.50686

Palavras-chave:

Teoria da Escolha Pública, Processo Decisório Político, Gestão Pública, Desenvolvimento Científico, Bibliometria

Resumo

A teoria da escolha pública é um programa interdisciplinar que aplica métodos tradicionais das ciências econômicas ao setor público para explicar como a maximização do auto interesse, as características individuais e preferências de atores políticos, burocratas e grupos de interesse podem influenciar o processo da tomada de decisão. Diante do cenário político em que se encontra o Brasil atualmente, a teoria tem se revelado adequada para estudos empíricos. Nesse sentido, a pretensão desse estudo é introduzir o leitor no contexto da teoria por meio dos aspectos históricos, dos fundamentos teóricos, e na ênfase do desenvolvimento acadêmico da literatura brasileira. Sob essa ótica, foi realizado um levantamento bibliométrico e aplicação de métricas da cientometria em trabalhos científicos fundamentados na teoria da escolha públicadurante o período de 2007 a 2016. Os resultados indicaram que a Teoria da Escolha Pública foi utilizada como base teórica em trabalhos acadêmicos de relevância como Teses e Dissertações de diversos campos do conhecimento, no entanto, embora Ciências Econômicas e Ciências Contábeis tenham apresentado destaque dentre todas as áreas, pode-se evidenciar uma tímida direção e ênfase por parte da Contabilidade. Em relação as organizações educacionais, a USP e a UFBA se destacaram na produção científica e o autor mais citado foi o teórico fundador da escolha Pública James Buchanan. Acerca da continuidade das pesquisas, apenas 37,5% resultaram em outras obras ou estudos, além da própria Tese ou Dissertação. Esses elementos revelam que a teoria está sendo pouco discutida na literatura brasileira e observa-se que há necessidade de se desenvolver um novo caminho científico que possa auxiliar a Contabilidade Pública na explicação de fenômenos inerentes ao processo da tomada de decisão dos gestores públicos e no aperfeiçoamento do modelo gerencial de gestão pública, sendo que a discussão e disseminação desta teoria pode vir a ser um primeiro passo neste processo.

Biografia do Autor

Jonatas Dutra Sallaberry, Doutorando em Contabilidade. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil do Ministério Público Federal, além de professor de graduação e pós-graduação.

A Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online) é uma publicação do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio Janeiro.

Nosso periódico foi lançado neste formato em janeiro de 2003.  Anteriormente, já existia apenas como edição impressa desde julho de 1996 com o título Revista do NUSEG, sendo alterado, posteriormente, para Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, quando ainda era uma edição impressa.

Liz Dayana Campos Spinello Arias Quaesner

Mestre em Contabilidade pela UFPR. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Positivo (2008), especialista em Gestão Tributária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2010) e mestranda em Ciências Contábeis, linha de pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças, pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Áreas de interesse: Administração e Contabilidade Pública; Economia Política; Finanças Corporativas; Educação.

Mayla Cristina Costa

Economista pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutora em Administração pela Universidade Positivo (2012), doutorado sanduíche na Universidade de Alberta, Canadá. É professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (DECONT/UFPR), atuante no Programa de Mestrado e Doutorado em Contabilidade da UFPR (PPGCONT). É Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). É avaliadora de artigos científicos em eventos e periódicos da área de Administração e de Contabilidade e Finanças. Participa do grupo de pesquisa Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo e do Grupo de pesquisa indicadores econômicos financeiros da Universidade Federal do Paraná.

Ademir Clemente

Graduado em Economia e Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (1974, 5). Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Lecionou em graduação e em pós-graduação nos Estados Unidos da América. Pós-doutorado pela Universidade de Londres na área de Economia do Trabalho, 1989. Pós-doutorado em Lógica Fuzzy Aplicada pela COPPE/UFRJ, 2012. Editor adjunto da Revista de Contabilidade e Controladoria da UFPR entre 2010 e 2012. Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (Nível 5). Nove livros publicados nas áreas de Economia, Administração, Finanças e Estatística. Ocupou a vice-direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR no período de 2013 a 2017. Avaliador de artigos da International Review of Financial Analysis (Qualis-CAPES A1) e de outros 10 periódicos.

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Sallaberry, J. D., Quaesner, L. D. C. S. A., Costa, M. C., & Clemente, A. (2020). A Pesquisa em Teoria da Escolha Pública: o Perfil, as Fontes e a Produção. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(1), 56–73. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i1.50686

Edição

Seção

Artigos