Construção de um referencial metodológico para a apresentação da contabilidade ambiental empresarial

Autores

  • Tiago César Farinelli "
  • Andréia Marize Rodrigues
  • Rafaela Oliva Ponce

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i1.50683

Palavras-chave:

Gestão Ambiental Empresarial. Contabilidade. Contabilidade Ambiental. Relatórios Ambientais. Evidenciação Ambiental.

Resumo

O impacto ambiental das atividades produtivas das organizações tem se tornado um assunto cada vez mais relevante dentro do meio empresarial e acadêmico. Com isso, instrumentos e metodologias que busquem a mitigação deste impacto, ganham força estratégica dentro da área de gestão. Desta forma, a contabilidade ambiental busca destacar os eventos e transações econômico-financeiras relacionados com o meio-ambiente e que causam influência no patrimônio das organizações. Com intuito de relacionar as principais variáveis que devem constar nos relatórios de contabilidade ambiental, este trabalho teve por objetivo a construção de um referencial metodológico. A partir dos conceitos encontrados e de uma pesquisa bibliográfica na base SCOPUS, que encontrou modelos com padrões utilizados em diversos países, foi possível o levantamento de 42 contas ambientais contemplando os ativos, passivos, receitas, custos e despesas ambientais. O referencial proposto visa trazer mais um suporte para que as organizações tenham um ponto de partida na busca de dar maior relevância para os aspectos ambientais dentro de sua contabilidade.

Biografia do Autor

Tiago César Farinelli, "

Mestrando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Administração na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Jaboticabal (2018). Possui experiência profissional nas áreas de Finanças e de Contabilidade, participou do programa de Iniciação Científica - ICSB 2016/2017 da Pró-Reitora de Pesquisa da UNESP - estudando o tema Contabilidade Ambiental, atualmente participa do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da FEA-RP (Etapa de Estágio em Docência).

Andréia Marize Rodrigues

Possui graduação em Engenharia pela UNESP (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2003). Atuou em empresas dos setores alimentício e metal-mecânico nas áreas Produção, Qualidade e Logística. Desde 2007 é Professora Assistente Doutora no Curso de Administração da UNESP - Campus Jaboticabal, sendo responsável pelas disciplinas "Pesquisa Operacional", "Administração de Sistemas de Informação", Administração de Materiais e Logística I" e Administração de Materiais e Logística II" e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração pelas disciplinas "Gestão Ambiental" e "Projeto de Pesquisa". Nesta instituição atua ainda em atividades de gestão e extensão e possui suas pesquisas nas áreas Gestão Ambiental, Medição de Desempenho Ambiental, Produção Mais Limpa e Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde.

Rafaela Oliva Ponce

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Atualmente ocupa o cargo de Assistente de Alunos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Matão. Possui interesse nos temas relativos a Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Agronegócio.

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Farinelli, T. C., Rodrigues, A. M., & Ponce, R. O. (2020). Construção de um referencial metodológico para a apresentação da contabilidade ambiental empresarial. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 24(1), 20–38. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v24i1.50683

Edição

Seção

Artigos