Ajuste a valor justo dos ativos biológicos e a volatilidade dos resultados de empresa brasileiras

Autores

  • Cristiano Machado Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fábio Moraes da Costa Fucape Business School
  • Clóvis Antônio Kronbauer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ederson Luiz Serraglio Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.43956

Resumo

O pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 29 modificou a forma de contabilização dos ativos biológicos pelas empresas brasileiras. Dentre as mudanças está a avaliação periódica e a necessidade de mensuração a valor justo. A adoção da avaliação a valor justo pode aumentar a volatilidade dos resultados das empresas, uma vez que as variações anuais são contabilizadas como ajustes que passam pelas contas de resultado das empresas. Este artigo investiga os efeitos da mensuração a valor justo dos ativos biológicos sobre a volatilidade do resultado anual das empresas brasileiras entre 2010 e 2014. Para a pesquisa, foram selecionadas 41 empresas que possuíam ativos biológicos no período. Foram coletados dados de 25 empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa e 16 empresas de capital fechado que estavam entre as 500 Maiores e Melhores do Brasil, segundo a Revista Exame. Por meio de testes de diferenças de médias, observou-se que a simples adoção da mensuração a valor justo, versus custo-histórico, não afeta a volatilidade do resultado das empresas. Entretanto, uma análise, por meio do método de mínimos quadrados ordinários, indica que a volatilidade dos preços de culturas que tem seus ativos mensurados por meio de preços de commodities ou em mercados ativos, consideradas Nível 1, afeta diretamente a volatilidade dos resultados das empresas. Já a volatilidade de preços de culturas que não são mensuradas dessa forma (Nível 3), como Florestas, não apresentam esse efeito, bem como a de culturas que possuem ciclo de vida inferior a um ano, como no caso das Aves.

Biografia do Autor

Cristiano Machado Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

O Professor Cristiano Machado Costa possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas - RJ (2004) e doutorado em Economia pela University of Pennsylvania (2010). Vinculou-se à Unisinos em 2014, onde atualmente é Professor Assistente, dedicando-se a projetos de pesquisa e ao ensino em nível de Graduação e Pós Graduação, em cursos da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, na área de Ciências Contábeis. O professor também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios na Escola de Direito da Unisinos. Seus principais tópicos de pesquisa são: Finanças Corporativas, Governança Corporativa e Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e ao Direito.

Fábio Moraes da Costa, Fucape Business School

O Professor Fábio Moraes da Costa é Professor Associado da FUCAPE Business School e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da instituição. Atualmente, é Diretor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Fundação Brasileira de Contabilidade. É membro do Consultative Advisory Group do IAESB (International Accounting Education Standards Board) e da delegação brasileira nas reuniões do ISAR/UNCTAD (Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting). Suas pesquisas são focadas nos determinantes e consequências da qualidade da informação contábil. Graduado em Ciências Contábeis pela FEA/USP, possui os títulos de Doutor e de Mestre em Controladoria e Contabilidade pela mesma instituição, além de ter sido exchange student pela University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA).

Clóvis Antônio Kronbauer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação (bacharelado) em Ciências Contábeis pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1992); graduação (licenciatura) para exercer o magistério em nível médio nas disciplinas de Contabilidade, Estatística e Organização e Técnica Comercial pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1994), especialização em Administração Financeira pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002); e Doutorado em Contabilidad y Auditoría pela Universidad de Sevilla - España (2008). Obs.: Doutorado Reconhecido pela Universidade de São Paulo-USP, como: Doutorado em Ciências Contábeis - Área: Controladoria e Contabilidade: Contabilidade, com diploma registrado pelo nº 091.394 em 27/10/2009. Atualmente é professor do PPG em Ciências Contábeis (Mestrado e Doutorado) e dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Exerce a função de Coordenador Executivo do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Está vinculado à área da Contabilidade, com ênfase em Contabilidade para Usuários Externos atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação Contábil, Tratamento Contábil de Tributos sobre Lucros, Estudo da Carga Tributária, Relatórios e Demonstrações Contábeis, Estudo do Ativo Intangível, Ensino da Contabilidade. Atualmente é editor da Revista ABCustos (São Leopoldo, RS). Integra a Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior do CRC/RS.

Ederson Luiz Serraglio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2013) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2016). Atualmente é PROFESSOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e DIRETOR DE PROJETOS da Reference Negócios - Contabilidade e Consultoria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ativo Biológico, Ajuste a valor justo, Resultado anual, Custo histórico.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Como Citar

Costa, C. M., Costa, F. M. da, Kronbauer, C. A., & Serraglio, E. L. (2019). Ajuste a valor justo dos ativos biológicos e a volatilidade dos resultados de empresa brasileiras. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(3), 68–84. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.43956

Edição

Seção

Artigos