Accountability como gestão de reputação: ações do CARF frente a Operação Zelotes

Autores

  • Guilherme Otavio Monteiro Guimarães
  • Tayná Cruz Batista UFRJ
  • Fernanda Filgueiras Sauerbronn UFRJ
  • Ana Carolina Pimental Duarte da Fonseca UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.42846

Palavras-chave:

gerenciamento de impressões, accountability, gestão pública

Resumo

O artigo tem o objetivo compreender como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) utilizou estratégias e táticas de gerenciamento de impressões (GI) para gerir sua reputação em termos de accountability.O estudo ocorre no contexto da Operação Zelotes que visava apurar possíveis “vendas” de decisões no âmbito tributário federal e, consequentemente, da instauração de uma crise de credibilidade e da adoção de diversas medidas gerenciais. Uma pesquisa exploratória foi realizada, entre setembro e novembro de 2015, por meio da coleta de dados, documentos oficiais e entrevistas, posteriormente analisadas pela técnica de análise de conteúdo. A análise revela maior frequência da estratégia de Promoção Organizacional e da tática Comportamento Pró-Social, levando a concluir que é de extrema preocupação do órgão a instituição de mudanças para que esse recupere seu prestígio e sua credibilidade perante a sociedade. Os achados contribuem para a recente literatura internacional sobre accountability como gestão da reputação.

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

Guimarães, G. O. M., Batista, T. C., Sauerbronn, F. F., & Fonseca, A. C. P. D. da. (2019). Accountability como gestão de reputação: ações do CARF frente a Operação Zelotes. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(3), 34–51. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i3.42846

Edição

Seção

Artigos