Gestão de Custos Interorganizacionais e Open-Book Accounting: as Duas Faces da Mesma Moeda.

Autores

  • Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr FAculdade de Ciências Contábeis da UFU
  • Sergio Lemos Duarte Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.39296

Resumo

Diante das mudanças no ambiente competitivo global, as empresas têm praticado novas formas de relacionamento e operação. Nesse contexto, a gestão e o controle de custos em uma perspectiva mais ampla ganha destaque. Assim, processos como a Gestão de Custos Interorganizacionais - GCI e o Open-Book Accounting - OBA têm se revelado essencial na busca de competitividade. O objetivo do estudo foi identificar os fatores do contexto relacional que determinam a complementariedade, a similaridade e/ou a distinção entre a Gestão de Custos Interorganizacionais - GCI e o Open-Book Accounting - OBA. Trata-se de um ensaio teórico com base em revisão de literatura sobre os temas. Analisaram-se as dimensões e os fatores relacionais da GCI, fatores contextuais da aplicação do OBA e os preceitos da Economia de Custos de Transação. Dos fatores analisados, apenas o comprometimento apresentou-se distinto na aplicação do OBA e da GCI, benefícios e produtos mostraram-se complementares e os demais (ativos específicos, confiança, cooperação, componentes, dependência, estabilidade/frequência, incerteza/risco, infraestrutura, mecanismos de controle, níveis de competição, nível de relacionamento, oportunismo, porte, racionalidade limitada, salvaguardas, sistema de Contabilidade de Custos, tendência econômica e tipos de cadeia) apresentaram-se similares. Constatou-se, ainda, que o OBA é um processo independente, mas sua aplicação isolada restringe os potenciais benefícios. Ademais, ainda que parte do processo de implementação da GCI requeira nível baixo e pontual de informações, sua efetiva aplicação exige processo contínuo de compartilhamento de informações. O estudo contribui com a literatura também ao propor definições mais claras, objetivas e abrangentes para cada abordagem.

Biografia do Autor

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, FAculdade de Ciências Contábeis da UFU

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP. Professora Adjunta da FAculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Sergio Lemos Duarte, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP. Professor Adjunto da FAculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2019-01-08

Como Citar

Fehr, L. C. F. de A., & Duarte, S. L. (2019). Gestão de Custos Interorganizacionais e Open-Book Accounting: as Duas Faces da Mesma Moeda. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(1), 70–87. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.39296

Edição

Seção

Artigos