Eficiência na aplicação dos recursos públicos da edução básica

Autores

  • Rafaelle Gomes Firmino UFPB.Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Ciências Contábeis –UNB/UFPB/UFRN - Universidade Federal da Paraíba.
  • Paulo Amilton Maia Leite Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB, Campus I – Departamento de Economia. João Pessoa/PB. e-mail (pmaiaf@hotmail.com).

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.39295

Resumo

Os instrumentos de transparência e prestação de contas da administração pública permitem investigar se os recursos públicos, as transferências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e as outras fontes de recursos da educação básica são aplicados de forma eficiente pelos municípios paraibanos. A pesquisa utilizou a metodologia empírica Data Envelopment Analysis (DEA), utiliza o modelo DEA-BCC, com Retornos Variáveis de Escala e orientação output/outcome, pois se fundamenta na maximização dos resultados gerados, dado os insumos utilizados. Esse modelo calcula o índice de eficiência para os gastos com educação básica nos municípios paraibanos, deriva as funções da fronteira de produção e seus respectivos escores de eficiência para cada município, além de avaliar o desempenho comparado de uma DMU (Unidade Tomadora de Decisão) a um parceiro de excelência (benchmark). Os resultados apontados pelo modelo DEA são capazes de identificar os municípios mais eficientes, bem como os ineficientes. As variáveis envolvidas no estudo foram: as receitas das transferências do Fundeb dos municípios paraibanos e as outras fontes de recursos da educação básica, que representam os inputs, bem como os resultados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Idebs) dos municípios paraibanos, que representam os outputs/outcomes. Os dados da pesquisa contemplam os anos de 2007 e 2009, tendo em vista que o Ideb é bienal e o período coincide com o de implantação do Fundeb em 2007. Dos resultados dos índices de eficiência para o ano de 2007, dos 149 municípios paraibanos incluídos no estudo, 8,7% são eficientes, os quais podem ser considerados como benchmarks, ou seja, servem de referência para os demais ineficientes. Já para o ano de 2009, 9,4% dos municípios paraibanos encontram-se sobre a fronteira de eficiência, portanto, é possível observar que houve um aumento no percentual, mesmo que pequeno, no número de municípios com índices de eficiência igual a 1 (um) entre os anos analisados, e esse aumento também pode ser considerado reflexo dos instrumentos de transparência e da Accountability, já que permitem à sociedade acompanhar os resultados da aplicação dos recursos públicos destinados à educação básica. Os resultados sugerem que os municípios que se apresentam sobre a fronteira de eficiência são pequenos, com baixa densidade demográfica e baixo desenvolvimento econômico, por isso possuem inputs semelhantes.

Biografia do Autor

Rafaelle Gomes Firmino, UFPB.Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Ciências Contábeis –UNB/UFPB/UFRN - Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Contabilidade pelo Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Ciências Contábeis –UNB/UFPB/UFRN - Universidade Federal da Paraíba. Endereço: Rua Cristiane Dantas Chaves nº571- CEP:58067-062. João Pessoa/PB . (83) 988275402 e-mail (rafaelle1011@hotmail.com).

Paulo Amilton Maia Leite Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB, Campus I – Departamento de Economia. João Pessoa/PB. e-mail (pmaiaf@hotmail.com).

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. UFPB. Professor Adjunto da UFPB- Departamento de Economia e do Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2019-01-08

Como Citar

Firmino, R. G., & Leite Filho, P. A. M. (2019). Eficiência na aplicação dos recursos públicos da edução básica. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(1), 28–49. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.39295

Edição

Seção

Artigos