Transparência governamental: uma análise bibliométrica e sociométrica de periódicos internacionais

Autores

  • Juliano Francisco Baldissera Unioeste
  • Clóvis Fiirst Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Denis Dall'Asta Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Udo Strassburg Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.39294

Resumo

A transparência governamental busca aproximar e criar entendimentos pelos cidadãos das ações do governo, melhorando a qualidade da informação recebida por estes. O objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica internacional sobre a transparência governamental por meio de uma análise bibliométrica e sociométrica. Delineou-se esta pesquisa como um estudo descritivo, por meio de procedimentos documentais, sob uma abordagem quantitativa. Os artigos para a análise bibliométrica e sociométrica foram obtidos nos periódicos internacionais na base de dados Scopus, abrangendo o período de 2002 a 2016. As pesquisas sobre este tema têm se intensificado nos últimos anos, o que demonstra que esse assunto tem demonstrado relevância e é importante ser discutido. A maioria das publicações tem se concentrado em poucos periódicos. A sociometria indicou que existem 88 instituições e 126 autores ligados a estes estudos, sendo concentradas nos pesquisadores Albert J. Meijer, Gregory Porumbescu e Stephan Grimmelikhuijsen. Os principais pontos de discussão estão associados à Transparência das Organizações Públicas, Transparência Fiscal, Governança Eletrônica, Governo Aberto e Lei de Acesso à Informação. Esta pesquisa confirmou as três leis da bibliometria, lei de Zipf, Lotka e Bradford. A transparência é um assunto dinâmico e complexo, envolve a interação entre diversos grupos, ainda precisa ser estudada e discutida, a mesma busca melhorar a eficiência na alocação de recursos, diminuindo a assimetria de informação existente entre os cidadãos e gestor público.

Biografia do Autor

Juliano Francisco Baldissera, Unioeste

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Bolsista da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Unioeste.

Clóvis Fiirst, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Denis Dall'Asta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Udo Strassburg, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Fundação Álvares Penteado (FACESP/FECAP). Professor do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Downloads

Publicado

2019-01-08

Como Citar

Baldissera, J. F., Fiirst, C., Dall’Asta, D., & Strassburg, U. (2019). Transparência governamental: uma análise bibliométrica e sociométrica de periódicos internacionais. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(1), 3–27. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.39294

Edição

Seção

Artigos