EDITORIAL, V. 22, N.3, 2017

Autores

  • Andréa Paula Osório Duque "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34053

Resumo

"Na vida não existe nada a temer, mas a entender" (Marie Curie)

Caros Leitores,

 O espírito criativo pontua a mente daqueles estudiosos que não deixam as dificuldades dominarem seus esforços; pelo contrário, eles as integram a seus portfolios de conquistas.

Os artigos disponíveis para leitura são fruto do trabalho de pesquisa de vários autores que buscam na ciência formas de entender o mundo que os cerca. Neste sentido, a edição da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - RCMCC (v. 22, n. 3, 2017) passeia por diversos temas desde a remuneração de executivos, os ativos culturais, os fatores econômico-financeiros das empresas, as microfinanças até os gastos ambientais, sempre envolvendo a ciência.

O primeiro artigo A relação dos fatores economico-financeiros das empresas do setor de construção civil com os preços no mercado imobiliário tem como objetivo verificar se os fatores econômico-financeiros das empresas do setor da construção civil possuem relação com a variação dos preços no mercado imobiliário.

O segundo artigo Salários altos, bônus astronômicos e stock options: o que explica as elevadas remunerações executivas? se propõe a identificar os efeitos de algumas variáveis selecionadas sobre a remuneração dos executivos nas empresas brasileiras.

O terceiro artigo Relação da evidenciação dos gastos ambientais e desempenho econômico-financeiro de empresas potencialmente poluidoras do Brasil traz uma análise sobre a relação entre a evidenciação de gastos ambientais, refletido pelo Índice de Divulgação de Gastos Ambientais (IDGA) e o desempenho econômico-financeiro das empresas de capital aberto potencialmente poluidoras do Brasil, realizados através de estimação por Mínimos Quadrados Ponderados no período de 2010 a 2014.

O quarto artigo Microfinance apresenta uma revisão de literatura da área de microfinanças e discute diferentes desenhos e metodologias de pesquisa, incluindo análise de cross-section, análise em painel, RCTs, análise em painel dinâmico e experimentos de laboratório.

O quinto artigo Valoração econômica e cultural de heritage assets: estudo aplicado ao Museu de Geociências da Universidade de Brasília busca identificar a disposição a pagar de um museu pelo seu uso, caracterizando também quais são as dimensões culturais que recaem sobre o valor econômico de cada ativo cultural.

Agradecemos a colaboração dos pareceristas, autores, diagramadores, revisores de textos e todos que, direta ou indiretamente, valorizaram e deram forma à presente edição.

Boa leitura sob a luz do saber e do entendimento!

 

 Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

 

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Duque, A. P. O. (2018). EDITORIAL, V. 22, N.3, 2017. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(3), 1–2. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34053

Edição

Seção

Editorial