O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores

Autores

  • Aurea Lopes da Silva Paes Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Roberta Orru Viegas Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Guilherme Teixeira Portugal Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Marcus Brauer Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.32945

Palavras-chave:

Ensino da Contabilidade, Ensino em Ciências Contábeis, Contabilidade Gerencial, Ensino de Contabilidade Gerencial.

Resumo

Contabilidade Gerencial (CG) é um dos temas mais pesquisados em Ciências Contábeis (CC) no Brasil, mas poucas são as pesquisas nacionais sobre o ensino deste tema, e supõe-se que existe grande distância entre o que o mercado necessita e o que é ensinado. Este estudo inédito tem como objetivo descrever e interpretar as percepções e as sugestões de coordenadores e professores sobre o ensino da CG na graduação e sua relação com o mercado. A fundamentação teórica foi baseada nas pesquisas sobre a evolução e o ensino da CG. A estratégia metodológica desta pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, e a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas entre coordenadores e professores atuantes de 2017, com 3 coordenadores de cursos de graduação em CC e 5 professores de CG, sendo todos de cursos do Estado do Rio de Janeiro. A análise dos dados foi feita com auxílio das técnicas de análise de conteúdo e os principais resultados mostraram que (i) as ementas tentam contemplar conteúdos exigidos pelo mercado de trabalho, mas ainda se faz necessário investimentos em capacitação dos seus docentes. (ii) Há necessidade da criação de laboratórios de práticas na maioria das universidades entrevistadas. (iii) A interação interdisciplinar é fundamental para o exercício da pratica contábil. Os autores concluíram que na visão dos professores as ementas deveriam se articular entre si. Além de contribuir para o avanço do conhecimento no tema Ensino em CG, espera-se que este estudo seja aplicado por coordenadores e professores no sentido de avanços ao planejar, executar e mensurar o ensino de CG focado nas mais modernas necessidades do mercado.

Biografia do Autor

Aurea Lopes da Silva Paes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Profissional da Área Contábil e Administrativa; Pós-graduada em Perícia Contábil com ênfase em Metodologia do Ensino Superior pela Universisade do Grande Rio - Unigranrio; Pós-Graduada em Docência Online:Tutoria em EaD pelo Centro Universitário Augusto Motta - Unisuam e Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Sócia Diretora da empresa ALopes Consultoria e Treinamentos, atuando nas diversas áreas da Contabilidade com: Assessoria, Consultoria, Auditoria e Perícia Contábil e Administrativa; e também ministrando cursos e treinamentos diversos. Atua como Perita Contadora Judicial e Auditora Independente. Atualmente é professora auxiliar do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Roberta Orru Viegas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Formada em Gestão Empresarial e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas Simonsen e Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente professora na faculdade integradas Simonsen.

Guilherme Teixeira Portugal, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Guilherme Portugal é Diretor da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) eleito para o mandato de Março de 2016 a Março de 2020 e Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis (PPGCC) da FAF UERJ eleito para o mandato de Março de 2017 a Março de 2019. Foi coordenador de pós-graduação em nível de especialização da FAF UERJ de Março de 2012 a Março de 2016 e coordenador do curso de especialização em Planejamento e Finanças da FAF UERJ de Março de 2010 a Março de 2016. É professor adjunto 40 horas da FAF UERJ desde Março de 2010 e professor permanente do PPGCC FAF UERJ desde Março de 2012. nas disciplinas obrigatórias Contabilidade Gerencial e Controle Gerencial. Participa de diversos grupos de pesquisa na área de Gestão e Controladoria na área Pública. Tem doutorado em Ciências (DSc.) da Engenharia com foco em finanças, orçamento e custos industriais de projetos pela COPPE/UFRJ, mestrado em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ em gestão estratégica de custos, pós graduação em nível de especialização em finanças corporativas pelo IAG PUC-Rio, cursou Engenharia Agronômica na UFV, graduou-se em Administração de Empresas pela PUC-Rio em 1995. Leciona em diversos cursos de pós graduação, participou na COPPE de projeto de sistema de orçamento para indústria naval brasileira financiado pelo BNDES e teve experiência corporativa na Esso Brasileira de Petróleo, como controller da Schueller Máquinas e Látex Lemgruber. Publicou dezenas de artigos em congressos e revistas nacionais e internacionais, ganhou prêmios, entre eles o de de melhor artigo do Congresso Brasileiro de Custos de 2001. Publicou os livros A Fábrica: uma Viagem pela Gestão de Custos em 2008 e Análise de Custos: uma Abordagem Simples e Objetiva, em 2017.

Marcus Brauer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO).

Possui doutorado e está fazendo o estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na FGV-EAESP, mestrado em Administração Pública pela FGV-EBAPE e graduação em Administração Industrial pelo CEFET-RJ. Professor adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA), professor adjunto da UERJ e da UNIRIO. Membro da Academy of Management, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e do Clube da Ciência. Ex-professor do IBMEC, da UFF, do SENAI CETIQT, da FGV Online e da Universidade Católica de Petrópolis. Ex coordenador de curso de pós graduação a distância do PNAP - Programa Nacional de Formação em Administração Pública. Avaliador de congressos e revistas científicas na área de Administração. Ex-superintendente de Recursos Humanos da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, Ex-analista executivo de RH do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, tendo trabalhado também na Eletrobrás e na Petrobras Distribuidora S. A.. Fundador e ex-presidente da empresa júnior Cefet Jr Consultoria. Estágio na Lufthansa (Munique, Alemanha). Vencedor do II Prêmio Docência Dedicada ao Ensino Anísio Teixeira - UERJ.

Downloads

Publicado

2019-01-08

Como Citar

Paes, A. L. da S., Viegas, R. O., Portugal, G. T., & Brauer, M. (2019). O ensino da Contabilidade Gerencial no Estado do Rio de Janeiro e sua relação com o mercado: percepções e sugestões de coordenadores e professores. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 23(1), 50–69. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v23i1.32945

Edição

Seção

Artigos