UM ESTUDO SOBRE CAUSALIDADE ENTRE ATIVOS INTANGÍVEIS E DESEMPENHO ECONÔMICO DE EMPRESAS (2010 - 2014)

Autores

  • Cleyton de Oliveira Ritta Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Leila Chaves Cunha Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Roberto Carlos Klann Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.12979/32389

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é verificar a relação causal entre investimentos em Ativos Intangíveis (AIs) e desempenho econômico em empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, no período de 2010 a 2014. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa, por meio da técnica econométrica de Causalidade de Granger. Os resultados da pesquisa demostraram que os setores com maior representatividade média de AIs são Utilidade Pública (28,8%) e Serviços (27,23%); a média geral do Retorno sobre Ativo (ROA) foi de 1,22%; a média geral do Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) foi de 2,40%; na maioria das empresas, os investimentos em ativos intangíveis não causam impacto nos indicadores de desempenho econômico ROA e ROE. Diante dos resultados, conclui-se que o reflexo dos investimentos em ativos intangíveis pode não aparecer imediatamente no desempenho econômico, que representa o resultado organizacional de curto prazo; mas como vantagens competitivas que garantem a diferenciação no mercado e que asseguram a perpetuidade do negócio.

Biografia do Autor

Cleyton de Oliveira Ritta, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Mestre em Contabilidade (UFSC). Contador. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Leila Chaves Cunha, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Mestra em Contabilidade (UFSC). Contadora.

Roberto Carlos Klann, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Professor do Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (FURB). Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Contador.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

Ritta, C. de O., Cunha, L. C., & Klann, R. C. (2018). UM ESTUDO SOBRE CAUSALIDADE ENTRE ATIVOS INTANGÍVEIS E DESEMPENHO ECONÔMICO DE EMPRESAS (2010 - 2014). Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(2), 92–107. https://doi.org/10.12979/32389

Edição

Seção

Artigos