PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL CONTÁBIL: investigação comparativa com estudantes ingressantes e concluintes

Autores

  • Gustavo Tomaz de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Letícia Maia Medeiros Faculdade de Nova Serrana - FANS

DOI:

https://doi.org/10.12979/31907

Palavras-chave:

Contabilidade, Ensino, Educação, Contabilidade Tributária, Contabilidade Financeira

Resumo

Em 2017, completam-se dez anos das publicações do Decreto 6022/2007, que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, e da Lei 11638/2007. Neste período, inúmeras mudanças ocorreram na profissão, mas e nas percepções em relação ao profissional contábil? Com base nessa motivação, esse artigo tem por objetivo compreender como o contador atualmente é percebido pelo discentes de Ciências Contábeis, decorridos esses dez anos, além de avaliar se há diferentes percepções entre ingressantes e concluintes, pressupondo que o ensino foi influenciado por tais mudanças e, ao mesmo tempo, influencie as visões desses alunos sobre o assunto focal. Metodologicamente, optou-se por investigar 235 alunos matriculados no primeiro e último período do curso, em sete instituições privadas de ensino superior. Os dados foram coletados a partir de entrevistas qualitativas (face a face), técnica projetiva de Associação de Palavras, interpretando-os por meio da Análise de Conteúdo Categorial, intermediada pelo programa Atlas TI®. Como resultados, parcela dos entrevistados atribuíram o termo Ético como a característica positiva mais frequente no contador. Contrariamente, outra parcela acredita que a falta de Ética é o atributo negativo que melhor expressa alguns representantes dessa profissão, na contemporaneidade. Como contribuições, essa dissintonia, somada aos demais resultados, evidenciam fragilidades que alguns membros da classe contábil ainda podem enfrentar nos próximos anos.

Biografia do Autor

Gustavo Tomaz de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutorando em Administração PUC Minas. Professor efetivo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Rua Major Lopes, 574, São Pedro, Belo Horizonte/MG, CEP 30.330-050. gtalmeida@sga.pucminas.br (31) 9 9804 7315

Letícia Maia Medeiros, Faculdade de Nova Serrana - FANS

Bacharel em Ciências Contábeis. Egressa do curso de Ciências Contábeis na Faculdade de Nova Serrana (FANS). Rua Lígia Rodrigues, 600, Fausto Pinto da Fonseca, Nova Serrana/MG. CEP 35.519-000. leticiamaiamedeiros@yahoo.com.br (37) 3226-8200

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Almeida, G. T. de, & Medeiros, L. M. (2017). PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL CONTÁBIL: investigação comparativa com estudantes ingressantes e concluintes. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(1), 104–121. https://doi.org/10.12979/31907

Edição

Seção

Artigos