PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL CONTÁBIL: investigação comparativa com estudantes ingressantes e concluintes
DOI:
https://doi.org/10.12979/31907Palavras-chave:
Contabilidade, Ensino, Educação, Contabilidade Tributária, Contabilidade FinanceiraResumo
Em 2017, completam-se dez anos das publicações do Decreto 6022/2007, que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, e da Lei 11638/2007. Neste período, inúmeras mudanças ocorreram na profissão, mas e nas percepções em relação ao profissional contábil? Com base nessa motivação, esse artigo tem por objetivo compreender como o contador atualmente é percebido pelo discentes de Ciências Contábeis, decorridos esses dez anos, além de avaliar se há diferentes percepções entre ingressantes e concluintes, pressupondo que o ensino foi influenciado por tais mudanças e, ao mesmo tempo, influencie as visões desses alunos sobre o assunto focal. Metodologicamente, optou-se por investigar 235 alunos matriculados no primeiro e último período do curso, em sete instituições privadas de ensino superior. Os dados foram coletados a partir de entrevistas qualitativas (face a face), técnica projetiva de Associação de Palavras, interpretando-os por meio da Análise de Conteúdo Categorial, intermediada pelo programa Atlas TI®. Como resultados, parcela dos entrevistados atribuíram o termo Ético como a característica positiva mais frequente no contador. Contrariamente, outra parcela acredita que a falta de Ética é o atributo negativo que melhor expressa alguns representantes dessa profissão, na contemporaneidade. Como contribuições, essa dissintonia, somada aos demais resultados, evidenciam fragilidades que alguns membros da classe contábil ainda podem enfrentar nos próximos anos.Downloads
Publicado
2017-12-18
Como Citar
Almeida, G. T. de, & Medeiros, L. M. (2017). PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO AO PROFISSIONAL CONTÁBIL: investigação comparativa com estudantes ingressantes e concluintes. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(1), 104–121. https://doi.org/10.12979/31907
Edição
Seção
Artigos
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