GASTOS COM A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO PROVIMENTO DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (2008 A 2015)

Autores

  • Gilvane Scheren Universidade Comunitária Regional de Chapecó
  • Rodney Wernke Universidade Comunitária Regional de Chapecó
  • Antonio Zanin Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.12979/31905

Palavras-chave:

Contabilidade Pública

Resumo

O procedimento de recorrer ao Poder Judiciário para obter medicamentos não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ser mais comuns nos últimos anos e pode afetar negativamente as finanças públicas dos municípios demandados. Nesse sentido, o estudo objetivou identificar as principais características da evolução dos gastos com a judicialização do provimento de medicamentos em Chapecó (SC). Foi realizada pesquisa quantitativa de descrição, envolvendo os processos impetrados contra o munícipio citado entre 2008 e 2015 que acarretaram 4.145 dispensas de medicamentos cujos valores foram suportados pela prefeitura municipal. No que tange aos valores monetários abrangidos no estudo, que totalizaram R$ 2.003.111,07, foi constatada evolução de 2.940,0% deste tipo de gasto entre 2008 e 2015. Esse crescimento foi bastante superior ao aumento das receitas correntes líquidas (+50,22%), das receitas totais vinculadas à saúde (+36,11%), das transferências do Estado e da União (+43,84%), das despesas municipais com saúde (+85,93%) e dos dispêndios totais com medicamentos (+106,13%) no mesmo período. Ainda, foram identificadas as participações no gasto total dos “grupos farmacológicos” (concentrada em 4 categorias), das “faixas etárias” (munícipes com mais de 40 anos foram os mais beneficiados) e dos tipos de réus, onde os valores pagos pelo município como “réu único” tiveram a maior participação percentual, com 63,68% do total de gastos.

Biografia do Autor

Gilvane Scheren, Universidade Comunitária Regional de Chapecó

Mestrando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó, especialista em MBA em Finanças, Controladoria e Gestão Tributária pela Universidade Regional de Blumenau (2013), especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2016) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina e contador da Prefeitura Municipal de Chapecó. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis nas áreas de controladoria, finanças e contabilidade governamental.

Rodney Wernke, Universidade Comunitária Regional de Chapecó

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1992), Especialização em Gerência de Custos/UNISUL, Especialização em Contabilidade/UNISUL, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor horista da UNISUL e professor no PPG (Mestrado) em C. Contábeis e Administração da UNOCHAPECÓ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: custos da qualidade, capital intelectual, métodos de custeio (ABC, TDABC, UEP, Marginal etc), análise custo-volume-lucro e gestão de preços. Atua como consultor de custos e finanças. Publicou os livros Custos da Qualidade (Ed. CRC-RS), Gestão de Custos (Ed. Atlas), Análise de Custos e Preços de Venda (Ed. Saraiva). Gestão Financeira (Ed. Saraiva), Gestão de Custos no Comércio Varejista (Ed. Juruá) e Custos Logísticos (Ed. Mundo Logística).

Antonio Zanin, Universidade Comunitária Regional de Chapecó

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1992) e mestrado em Contabilidade E Finanças pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014). Cursando Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Portugal), com o tema: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS. Coordenou o Curso de Graduação de Ciências Contábeis da UNOCHAPECÓ no período de 2008 a 2011. Exerceu o cargo de Vice-Reitor de Administração na UNOCHAPECÓ no período de fevereiro 2012 a janeiro de 2016. Coordenou o Mestrado acadêmico de Ciências Contábeis e Administração no período de maio de 2015 a fevereiro de 2017. Atualmente é professor do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ), atuando na disciplina Teoria de Custos. Atua em cursos de Especialização, disciplinas Custos e Formação do Preço de Venda; Gestão Estratégica de Custos e Planejamento Tributário. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Análise de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, UEP, agronegócios, controladoria e ABC.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Scheren, G., Wernke, R., & Zanin, A. (2017). GASTOS COM A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE NO PROVIMENTO DE MEDICAMENTOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ (2008 A 2015). Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(1), 84–103. https://doi.org/10.12979/31905

Edição

Seção

Artigos