Editorial - Volume 22, Número 1, 2017

Autores

  • Andréa Paula Osório Duque "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

DOI:

https://doi.org/10.12979/31900

Resumo

A ciência, como um todo, não é nada mais do que um refinamento do pensar diário.

Albert Einstein

Caros Leitores,

 

No contexto de refinar o pensar diário, de Einstein, como transformador da ciência e alavancador de mudanças nas áreas do conhecimento humano, a Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (RCMCC) lança sua nova edição (v. 22, n. 2, 2017).

 

Na perspectiva de pesquisas técnico-científicas foram selecionados artigos que abordam novos ângulos da área de ciência contábil. Dois artigos tratam das percepções dos discentes. O primeiro artigo busca analisar como o aluno está sendo preparado para implementar as mudanças advindas com o eSocial. O segundo artigo procura avaliar se há diferentes percepções entre ingressantes e concluintes a respeito do profissional de contabilidade. Questões como o pouco preparo dos estudantes para lidarem com as mudanças no mundo do trabalho foram destaques em ambos os artigos, além de vulnerabilidades, no campo da ética, que podem vir a ocasionar fragilidades nos próximos anos.

Outro tema em destaque neste número foi o IFRS, abordado nos artigos sobre o efeito do reconhecimento dos ativos biológicos no preço das ações em empresas brasileiras, e os impactos da adoção das normas internacionais de contabilidade sobre a qualidade da informação contábil no Brasil. Enquanto no artigo sobre ativos biológicos os resultados evidenciaram que o reconhecimento desses ativos nas demonstrações contábeis não exerceu influência estatisticamente significativa no preço das ações das empresas analisadas, no outro artigo (efeitos da adoção das IFRS) concluiu-se que os lucros manifestaram-se mais relevantes do que o valor contábil do patrimônio, quando avaliado por meio de modelos de preços e retorno. Vale a pena conferir.

As finanças públicas, em especial a evolução dos gastos com a judicialização do provimento de medicamentos na cidade de Chapecó (SC) e seu impacto nos gastos com saúde no município, é outro artigo em destaque. Essa situação é bastante preocupante e necessita ser pesquisada e divulgada.

O último artigo leva em conta o destaque da agricultura na retomada do crescimento econômico do país, a compreensão das técnicas de análise de projetos e investimentos adotadas pelas cooperativas agroindustriais e como se encontram estruturadas para atender esta necessidade, tornando-se assunto relevante para integrar este periódico.

Boa leitura! Novas descobertas e tendências transformadoras podem brotar no simples ato do “pensar diário”.

Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Biografia do Autor

Andréa Paula Osório Duque, "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

A Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online) é uma publicação do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio Janeiro.

Nosso periódico foi lançado neste formato em janeiro de 2003.  Anteriormente, já existia apenas como edição impressa desde julho de 1996 com o título Revista do NUSEG, sendo alterado, posteriormente, para Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, quando ainda era uma edição impressa.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Osório Duque, A. P. (2017). Editorial - Volume 22, Número 1, 2017. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(1), 1–2. https://doi.org/10.12979/31900

Edição

Seção

Editorial