Editorial - Volume 22, Número 1, 2017

Andréa Paula Osório Duque

Resumo


A ciência, como um todo, não é nada mais do que um refinamento do pensar diário.

Albert Einstein

Caros Leitores,

 

No contexto de refinar o pensar diário, de Einstein, como transformador da ciência e alavancador de mudanças nas áreas do conhecimento humano, a Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (RCMCC) lança sua nova edição (v. 22, n. 2, 2017).

 

Na perspectiva de pesquisas técnico-científicas foram selecionados artigos que abordam novos ângulos da área de ciência contábil. Dois artigos tratam das percepções dos discentes. O primeiro artigo busca analisar como o aluno está sendo preparado para implementar as mudanças advindas com o eSocial. O segundo artigo procura avaliar se há diferentes percepções entre ingressantes e concluintes a respeito do profissional de contabilidade. Questões como o pouco preparo dos estudantes para lidarem com as mudanças no mundo do trabalho foram destaques em ambos os artigos, além de vulnerabilidades, no campo da ética, que podem vir a ocasionar fragilidades nos próximos anos.

Outro tema em destaque neste número foi o IFRS, abordado nos artigos sobre o efeito do reconhecimento dos ativos biológicos no preço das ações em empresas brasileiras, e os impactos da adoção das normas internacionais de contabilidade sobre a qualidade da informação contábil no Brasil. Enquanto no artigo sobre ativos biológicos os resultados evidenciaram que o reconhecimento desses ativos nas demonstrações contábeis não exerceu influência estatisticamente significativa no preço das ações das empresas analisadas, no outro artigo (efeitos da adoção das IFRS) concluiu-se que os lucros manifestaram-se mais relevantes do que o valor contábil do patrimônio, quando avaliado por meio de modelos de preços e retorno. Vale a pena conferir.

As finanças públicas, em especial a evolução dos gastos com a judicialização do provimento de medicamentos na cidade de Chapecó (SC) e seu impacto nos gastos com saúde no município, é outro artigo em destaque. Essa situação é bastante preocupante e necessita ser pesquisada e divulgada.

O último artigo leva em conta o destaque da agricultura na retomada do crescimento econômico do país, a compreensão das técnicas de análise de projetos e investimentos adotadas pelas cooperativas agroindustriais e como se encontram estruturadas para atender esta necessidade, tornando-se assunto relevante para integrar este periódico.

Boa leitura! Novas descobertas e tendências transformadoras podem brotar no simples ato do “pensar diário”.

Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12979/31900



ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3

DOAJ