Editorial

Autores

  • Andréa Paula Osório Duque "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

DOI:

https://doi.org/10.12979/27315

Palavras-chave:

editorial, contabilidade

Resumo

"Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes". Isaac Newton

Caros (as) Leitores (as),

Um dos expoentes da história científica da humanidade – Isaac Newton (1643-1727) - afirmou que suas descobertas só foram possíveis porque ele estava sobre “ombros de gigantes”, isto é, suas teorias foram embasadas em conhecimento anteriores de grandes nomes como Galileu Galilei e Johannes Kepler.

A Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ lança sua nova edição (v. 21, n. 3, 2016) e deseja que seus (suas) colaboradores (as) e leitores (as) apoiem-se em “ombros de gigantes” ou que se transformem em alicerces de futuras descobertas, em nossa caminhada por veredas, atalhos, estradas ou em altos voos, na busca pela verdade científica.

Os temas integrantes desta edição são diversificados nas abordagens do universo contábil e áreas afins: ICMS ecológico; ativos biológicos; Lei Sarbanes-Oxley; contabilidade forense e tomada de decisões. Esta gama de temas reflete o propósito da presente edição que é o de tratar a contabilidade em seus diversos aspectos e trazer temas correlatos à área.

A seguir, os colaboradores desta nova edição:

Simone de Assis Ferreira, José Ricardo Maia de Siqueira e Marcelo Álvaro da Silva Macedo objetivam, no artigo “ICMS ecológico e preservação ambiental: uma análise da evolução do quociente entre a dotação atualizada da rubrica gestão ambiental e o orçamento atualizado dos municípios da Zona da Mata de Minas Gerais”, analisar o impacto da distribuição do ICMS Ecológico nas despesas, na função gestão ambiental, relativizadas em comparação com o orçamento atualizado, dos municípios localizados na Região da Zona da Mata Mineira.

Alessandro Talaska e Deyvison de Lima Oliveira apresentam o artigo “Nível de disclosure de ativos biológicos nas empresas listadas na BM&FBOVESPA”. A pesquisa tem por objetivo analisar o nível de disclosure de ativos biológicos nas empresas listadas na BM&FBOVESPA após a adoção do valor justo.

Márcio Marcelo Belli, Liégine Maiara Santos Marciano, Marco Antonio Figueiredo Milani Filho e Johan Hendrik Poker Junior fazem uma “Análise da percepção dos efeitos da Lei Sarbarnes – Oxley nas empresas brasileiras que possuem ADRs”.

Ygor Firmo Fontenelle Carneiro, Natan Szuster, José Ricardo Maia de Siqueira e Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca, no artigo “Contabilidade forense: a aplicação da atividade contábil investigativa e sua perspectiva futura no Brasil” verificam qual a extensão existente, no Brasil, do conhecimento a respeito da Contabilidade Forense como ferramenta para investigar mais amplamente casos de erros e fraudes contábeis.

Ricardo José Souza, Dércio Santiago da Silva Júnior e Thaís Spiegel avaliam, no artigo “Para além do VPL e da TIR: aplicação de métodos analíticos estocásticos à avaliação de projetos: estudo de cenários de negócios do mercado de cervejas artesanais”, métodos estocásticos que possam melhorar o processo de Tomada de Decisões relativas a projetos de investimento. Para tal, foi realizada a modelagem econômico-financeira de quatro alternativas de negócio no setor de cervejas artesanais

Agradecemos a colaboração dos pesquisadores citados e aguardamos novas e promissoras pesquisas científicas no âmbito da Contabilidade.

Leiam, comentem e disseminem a informação para transformá-la em combustível de novas descobertas.

Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Biografia do Autor

Andréa Paula Osório Duque, "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

A Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (Online) é uma publicação do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio Janeiro.

Nosso periódico foi lançado neste formato em janeiro de 2003.  Anteriormente, já existia apenas como edição impressa desde julho de 1996 com o título Revista do NUSEG, sendo alterado, posteriormente, para Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, quando ainda era uma edição impressa.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Duque, A. P. O. (2017). Editorial. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(3), 1–2. https://doi.org/10.12979/27315

Edição

Seção

Editorial