CONTABILIDADE FORENSE: A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE CONTÁBIL INVESTIGATIVA E SUA PERSPECTIVA FUTURA NO BRASIL

Autores

  • Ygor Firmo Fontenelle Carneiro UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Natan Szuster Szuster UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • José Ricardo Maia Siqueira UFRJ- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca UFRJ- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.12979/26273

Palavras-chave:

Contabilidade, Contabilidade Financeira, Contabilidade Forense

Resumo

A Contabilidade objetiva transmitir aos usuários informações sobre a real situação da empresa. De posse de tais informações, os agentes econômicos tomam decisões para atuar nos diversos mercados com impactos significativos sobre toda a sociedade.  Entretanto, um fato pode destruir a credibilidade da informação contábil, pois quando há fraudes e atos ilícitos, há um prejuízo generalizado aumentando o risco de todas as atividades econômicas.  Para evitar esta restrição e propiciar confiança para toda a sociedade faz-se necessário a detecção dos ilícitos e o crescimento de meios fiscalizadores e punitivos. A ferramenta mais específica e eficiente no que tange a investigação contábil está relacionada com a Contabilidade Forense. Apesar de o tema não ter alcançado ainda um nível de estudos suficientemente revelador de sua real importância, a Contabilidade dita “investigativa”, a cada ano vai ganhando mais conhecedores, com o interesse real de desenvolver definitivamente a matéria. O presente trabalho objetiva, através de uma metodologia qualitativa de pesquisa, observar em que extensão existe, no Brasil, conhecimento a respeito da “Contabilidade Forense” como ferramenta para investigar mais amplamente casos de erros e fraudes contábeis. Foram aplicados questionários específicos sobre a disciplina. Além desses, foram realizadas entrevistas.  Dentre os pesquisados destacam-se advogados, membros do Ministério Público, Banco Central, Auditores Fiscais, Analistas e Técnicos judiciários. Através do presente estudo pode-se concluir que no Brasil já existe um conhecimento, embora ainda limitado, quanto à atuação da Contabilidade Forense. Foi verificado que um grupo de contadores e juristas conhecem de forma aprofundada o tema. Tal fato sinaliza um avanço na área investigativa de casos relevantes que possam vir a ocorrer. Espera-se, com o presente trabalho, que este conhecimento se amplie, principalmente no mundo acadêmico, que pode disseminar o tema, fato que irá contribuir para o ambiente de negócios no Brasil.

 

Palavras-chave: Fraude, Ferramenta investigativa, Contabilidade Forense

Biografia do Autor

Ygor Firmo Fontenelle Carneiro, UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Graduado em Direito (PUC-RJ), Administração(UVA) e Ciências Contábeis(UFRJ)

Pós Graduado em Direito Fiscal (PUC-RJ)

Mestre em Ciências Contábeis (UFRJ)

 

Natan Szuster Szuster, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROFESSOR TITULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (FACC/UFRJ)

Endereço: AV. PASTEUR, 250-SALA 250 URCA RIO DE JANEIRO/RJ- BRASIL-CEP 22290240

José Ricardo Maia Siqueira, UFRJ- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROFESSOR ASSOCIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (FACC/UFRJ)

Endereço: AV. PASTEUR, 250-SALA 250 URCA RIO DE JANEIRO/RJ- BRASIL-CEP 22290240

Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca, UFRJ- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROFESSORA ASSOCIADA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (FACC/UFRJ)

Endereço: AV. PASTEUR, 250-SALA 250 URCA RIO DE JANEIRO/RJ- BRASIL-CEP 22290240

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Carneiro, Y. F. F., Szuster, N. S., Siqueira, J. R. M., & Fonseca, A. C. P. D. da. (2017). CONTABILIDADE FORENSE: A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE CONTÁBIL INVESTIGATIVA E SUA PERSPECTIVA FUTURA NO BRASIL. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(3), 56–73. https://doi.org/10.12979/26273

Edição

Seção

Artigos