APLICAÇÃO DO LOTE ECONÔMICO DE COMPRAS (LEC): ESTUDO DE CASO DE UMA LANCHONETE FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ.

Autores

  • Rodolpho Rodighiero Pinto Institutos Superiores de Ensino do Censa - ISECENSA
  • Leonardo Silva Ribeiro Institutos Superiores de Ensino do Censa - ISECENSA

DOI:

https://doi.org/10.12979/22450

Palavras-chave:

Custos, Finanças, Estoque

Resumo

Este trabalho de término de curso tem como objetivo geral a aplicação do Lote Econômico de Compras (LEC) com o auxílio da curva ABC, previsão de demanda móvel e através da análise de toda a cadeia de suprimentos em uma lanchonete na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, onde esta possui como produto final o Hot-Dog, fazendo com que desenvolva um conhecimento sistêmico direcionado para os produtos considerados com o maior grau de importância (classe A) e posteriormente aplicado aos conceitos da demanda prevista, dos custos de pedidos e armazenagem, ou seja, as incógnitas para a elaboração do um LEC, sendo concluídos estudos relacionados a quantidade ideal de estoque que o empreendimento necessita para que não proporcione perdas de vendas ou estoques empatados e obsoletos. A metodologia proposta foi realizada através de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, fazendo que seja realizado um estudo direcionado para um caso real, explorando suas variáveis e podendo ser discutidos os resultados e análises através de meios numéricos e gráficos. Os principais resultados foram disponibilizados com dados anteriores e posteriores a aplicação do Lote Econômico de Compras, concluindo que em determinado produto para a maior rentabilidade foi constatado que algumas mercadorias deveriam ser adquiridas em menores quantidades, assim como, em outro caso, uma armazenagem com maiores quantitativos de produtos. É importante evidenciar que além dessas características disponibilizadas no trabalho, os conceitos do LEC podem auxiliar no gerenciamento de estoques, lead time de distribuição ou produção, previsão de vendas, planejamento e controle da produção ou armazenagem, entre outras variáveis proporcionando um bom rendimento empresarial.

Downloads

Publicado

2016-04-29

Como Citar

Pinto, R. R., & Ribeiro, L. S. (2016). APLICAÇÃO DO LOTE ECONÔMICO DE COMPRAS (LEC): ESTUDO DE CASO DE UMA LANCHONETE FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(1), 70–85. https://doi.org/10.12979/22450

Edição

Seção

Artigos