PRESENTE E FUTURO DAS PESQUISAS EM CONTABILIDADE FINANCEIRA

Autores

  • Gilvania de Sousa Gomes Universidade Federal de Uberlândia Universidade de São Paulo
  • Denise Mendes Silva Universidade Federal de Uberlândia Universidade de São Paulo
  • Vinícius Aversari Martins Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12979/19635

Palavras-chave:

Contabilidade Financeira, Fator de Impacto, Periódicos Internacionais.

Resumo

O objetivo deste estudo é evidenciar os caminhos trilhados pelos estudiosos, nos anos de 2004 a 2013, apontando as principais características dos trabalhos desenvolvidos nesse período, na área de Contabilidade Financeira. De forma específica, pretendeu-se identificar os principais assuntos discutidos, assim como os autores e estudos mais citados e as tendências de pesquisas futuras, além de lançar um olhar crítico a aspectos epistemológicos e metodológicos. Tal intervalo de tempo foi escolhido por incluir, na época da pesquisa (maio de 2014), os últimos dez anos de publicações. A investigação foi feita nos periódicos internacionais com maiores fatores de impacto, pois acredita-se que estes sejam os balizadores do universo da publicação científica, não só na área contábil. Como tendências de estudos futuros identificados pelas call for papers, destacam-se os temas auditoria; governança corporativa; IFRS; relatórios financeiros e disclosure e o surgimento de chamadas para os assuntos tributação e bank accounting. Em termos metodológicos, observou-se a predominância de estudos com quantificações de variáveis e análises econométricas na maioria dos journals. Sob a perspectiva teórica, constatou-se que muitas pesquisas na área de Contabilidade Financeira se fundamentam em teorias econômicas e/ou de finanças, ou, em sua maioria, não apresentam um referencial teórico propriamente dito, mas, sim, uma revisão da literatura, a fim de suportar as hipóteses e variáveis testadas. Como contribuição, espera-se, com esta pesquisa, apresentar à comunidade científica, sobretudo a estudantes de pós-graduação da linha de Contabilidade Financeira, sinalizações em termos de assuntos, autores e periódicos relevantes, bem como de tendências para pesquisas futuras, também em termos metodológicos e teóricos, o que pode ser um caminho para definição de foco e construção de referencial teórico.

Biografia do Autor

Gilvania de Sousa Gomes, Universidade Federal de Uberlândia Universidade de São Paulo

Professora assistente na Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlandia - UFU. Mestre em administração, graduação em Ciências Contábeis. Cursando doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis de Ribeirão Preto - FEARP da Universidade de São Paulo - USP.

Denise Mendes Silva, Universidade Federal de Uberlândia Universidade de São Paulo

Mestre em Contabilidade – FEA-RP – USP

Docente da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Vinícius Aversari Martins, Universidade de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade – FEA – USP

Docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Gomes, G. de S., Silva, D. M., & Martins, V. A. (2017). PRESENTE E FUTURO DAS PESQUISAS EM CONTABILIDADE FINANCEIRA. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(2), 3–17. https://doi.org/10.12979/19635

Edição

Seção

Artigos