ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)
  • Isabella Vilela de Souza Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)
  • Patrícia do Prado Cunha Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

DOI:

https://doi.org/10.12979/17840

Palavras-chave:

Necessidades educacionais especiais, Ciências Contábeis, Métodos quantitativos aplicados

Resumo

A presente investigação buscou analisar comparativamente o aproveitamento dos alunos dos cursos de ciências contábeis que realizaram o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE-2012), em todo o território nacional, de forma a avaliar se os alunos portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), mesmo diante das limitações que lhes são impostas, obtiveram um aproveitamento diferente daquele obtido pelos demais alunos. Para tanto, foram utilizadas estatísticas descritivas e testes não paramétricos para análise de médias e medianas, aplicadas aos dados de 47.299 alunos concluintes daquele curso superior. Adicionalmente, foi realizada uma análise comparativa com os resultados de estudos anteriores de natureza semelhante. Nesse sentido, além confirmar parte dos resultados de estudos anteriores e não convergir com tais estudos em outros aspectos, pôde-se observar que alunos portadores de NEE apresentaram um aproveitamento equivalente ao do grupo de alunos sem NEE, tanto nas provas de formação geral e especifica, quanto na nota geral do ENADE-2012.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Ex-professor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Foi membro do núcleo docente estruturante do curso de Ciências Contábeis da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Contabilidade Gerencial e de Custos e, ainda, Métodos Quantitativos Aplicados.

Isabella Vilela de Souza, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Granduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Patrícia do Prado Cunha, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Granduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Carmo, C. R. S., Souza, I. V. de, & Cunha, P. do P. (2017). ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOBRE SEU APROVEITAMENTO NO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE). Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(2), 18–33. https://doi.org/10.12979/17840

Edição

Seção

Artigos