ORÇAMENTO COMO MEIO DE CONTROLE DA DISSOCIAÇÃO EM HOSPITAL PÚBLICO

Autores

  • Leandro Augusto Toigo Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Márcio Roberto Piccoli Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda

DOI:

https://doi.org/10.12979/16802

Palavras-chave:

Orçamento público, Controle financeiro, Dissociação.

Resumo

O estudo objetivou identificar a percepção dos gestores sobre o orçamento público como forma de controle da dissociação em um ambiente hospitalar de grande porte. A presente pesquisa identificar a partir dos envolvidos na elaboração e execução do orçamento, algumas dissociações quanto à participação, autonomia orçamentária e defesa de seus departamentos entre médicos e gestores hospitalares, embasados no estudo de Covaleski e Dirsmith (1983). A pesquisa é caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa concretizada por meio de estudo de caso que buscou a partir de um roteiro de entrevistas semiestruturada observar a dissociação e se o orçamento consegue controlá-la. Como resultado observou-se a existência da dissociação, pois os médicos buscam mais recursos do orçamento para a realização de suas atividades e os diretores disponibilizam os recursos dentro dos parâmetros estabelecidos pelo orçamento público. Como conclusão e contribuição o estudo verifica-se que a dissociação existe e o orçamento público contribui para sua redução.

Biografia do Autor

Leandro Augusto Toigo, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FURB, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2007), Especialista em Controladoria pela Universidade Regional Integra - URI (2005), Bacharel em Ciências Contábeis pela URI (2003). Atualmente é Professor da UNIOESTE. Foi Coordenador do Curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e professor Assistente do curso. Professor Mestre da Faculdade Católica do Tocantins. Atuou como professor da Fundação Universitária do Tocantins - UNITINS, e também da Faculdades Planalto (FAPLAN). Atuou em Escritório de Contabilidade no setor contábil. Tem experiência na área contábil e administrativa do setor industrial onde desempenhou atividades no Setor Financeiro e Setor Fiscal. Tem experiência em Controladoria Estratégica e Contabilidade e Gestão de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Estratégico, Planejamento Operacional, Controles internos, Sistemas de informações integrados, Métodos de custeio, Balanço social, Custeio baseado em atividades e Análises de investimentos. Atuação também como Auditor Interno na avaliação de processos e controles internos. Desempenhou a função de Diretor Executivo da Diretoria de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Tocantins - DTE/UFT, e também foi Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UFT, e ainda, foi avaliador de polos UAB da CAPES.

Márcio Roberto Piccoli, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Carlos Eduardo Facin Lavarda

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Toigo, L. A., Piccoli, M. R., & Lavarda, C. E. F. (2017). ORÇAMENTO COMO MEIO DE CONTROLE DA DISSOCIAÇÃO EM HOSPITAL PÚBLICO. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(2), 52–66. https://doi.org/10.12979/16802

Edição

Seção

Artigos