APLICAÇÃO DO MODELO LOGIT PARA TESTAR A INFLUÊNCIA DAS MARCAS E PATENTES RECONHECIDAS SEPARADAMENTE EM UMA COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS NO CÁLCULO DO GOODWILL

Autores

  • Marcela Gimenes Bera Oshita Profa. Mestre - Universidade Estadual de Maringá Endereço: Av. Colombo, 5.790 Bloco C34. Maringá - Paraná Telefone: (44) 3263 8662
  • Simone Leticia Raimundini Sanches Profa. Doutora - Universidade Estadual de Maringá Endereço: Av. Colombo, 5.790 Bloco C23 - Sala 227. Maringá - Paraná Telefone: (44) 3011 4909
  • Romildo de Oliveira Moraes Prof. Doutor - Universidade Estadual de Maringá Endereço: Av. Colombo, 5.790 Bloco C23 - Sala 227. Maringá - Paraná Telefone: (44) 3011 4909

DOI:

https://doi.org/10.12979/15542

Palavras-chave:

Intangível. Goodwill. Ágio. Marcas e Patentes.

Resumo

A mensuração dos ativos intangíveis identificáveis, como marcas e patentes, reconhecidos separadamente em uma combinação de negócios, pode permitir que esses ativos influenciem na geração do ágio de expectativa futura (goodwill). Assim o objetivo deste trabalho é identificar se as marcas e as patentes sendo reconhecidas separadamente em uma combinação de negócios têm influência no valor do ágio de expectativa futura (goodwill). A pesquisa, de caráter descritivo e exploratório, realizou a análise de conteúdo qualitativa nas notas explicativas e balanços patrimoniais consolidados referente ao exercício social de 2013, de 522 empresas brasileiras de capital aberto. Constatou-se que a variável marca é a responsável pela rejeição da hipótese nula pelo fato de ser uma variável significativa no modelo dada pela a probabilidade da sua existência nas demonstrações contábeis influenciar no valor do ágio de expectativa de rentabilidade futura. No entanto, a variável patente não foi significativa, pois sua ocorrência nas demonstrações contábeis não influência o valor do ágio de expectativa futura.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Gimenes Bera Oshita, M., Raimundini Sanches, S. L., & de Oliveira Moraes, R. (2016). APLICAÇÃO DO MODELO LOGIT PARA TESTAR A INFLUÊNCIA DAS MARCAS E PATENTES RECONHECIDAS SEPARADAMENTE EM UMA COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS NO CÁLCULO DO GOODWILL. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(1), 28–38. https://doi.org/10.12979/15542

Edição

Seção

Artigos