SISTEMAS DE CUSTOS PÚBLICOS: ENTENDIMENTO E IMPLANTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA

Autores

  • Celina Aureliano de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Alexandre de Freitas Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
  • Alex Fabiano Bertollo Santana UNIVERSIDADE DO MINHO

DOI:

https://doi.org/10.12979/15009

Palavras-chave:

Nova contabilidade pública, Municípios, Setor público, Sistema de custos.

Resumo

As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público instituiu o Sistema de Informação de Custos do Setor Público que deverá ser implementado obrigatoriamente pelas organizações governamentais. Este estudo tem por objetivo analisar o nível de entendimento e implantação do sistema de custos na gestão pública dos municípios de Rondônia. A pesquisa descritiva, do tipo qualiquanti, ocorreu mediante pesquisa documental seguida de survey com um questionário enviado a contadores, controladores e gestores públicos dos municípios do estado. O questionário foi elaborado como resultado da primeira etapa e originado dos estudos de Franco et al. (2013) e Souza, Ortiz e Almeida (2013) e composto por escala de Likert com cinco pontos. Nos municípios rondonienses não há e nem haverá implementação de sistemas de custos até o final de 2014 e há pouca manifestação de preocupação sobre a mesma. Isso por que há certa discordância e indecisão por parte dos respondentes quanto à existência de um cronograma de implantação e inexistência de disponibilidade orçamentária e financeira para que esse sistema seja inserido nesse exercício em questão. Os resultados da pesquisa aproximaram-se dos estudos já realizados, mas considera-se a realidade de Rondônia um pouco pior do que os mesmos.

Biografia do Autor

Celina Aureliano de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia. Graduação em Ciências Contábeis. Contadora.

Alexandre de Freitas Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia. Mestrado em Administração. Especialização em Contabilidade e Controladoria. Contador. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE-MG). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações – GEPORG, UNIR. Revisor de periódicos.

Alex Fabiano Bertollo Santana, UNIVERSIDADE DO MINHO

Doutorando em Engenharia Industrial e Sistema

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

de Araújo, C. A., Carneiro, A. de F., & Santana, A. F. B. (2015). SISTEMAS DE CUSTOS PÚBLICOS: ENTENDIMENTO E IMPLANTAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 20(2), 66–84. https://doi.org/10.12979/15009

Edição

Seção

Artigos