ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS PARA GERENCIAMENTO DE RISCOS EM CONTROLES INTERNOS: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE CHEQUES

Autores

  • Ursula Maruyama CEFET-RJ
  • Elizabeth Freitas CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12979/13411

Palavras-chave:

Estratégia corporativa em bancos, Gerenciamento de processos, Controles Internos & Auditoria, Gerenciamento de Riscos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a atuação estratégica do setor de Controles Internos por meio de uma atividade operacional focada na gestão de riscos numa instituição financeira de grande porte. Os sistemas de informação geralmente são implantados de forma indiscriminada na maioria das organizações com pouca consideração para sua adoção. Por conseguinte, a gestão do fluxo de informação em um sistema de processamento de cheques fornece o contexto para este trabalho. Metodologicamente foi escolhido o estudo de caso para observar a implantação de um fluxo de trabalho alternativo, obtido após análise de conformidade realizada na empresa escolhida como unidade de análise em 2013. Os resultados deste cenário, obtido por meio de dados reais de um centro de processamento de cheques (CPC), demonstram as vantagens da introdução de normas mais rígidas baseadas priorizando o gerenciamento de risco. Algumas implicações e questões relativas à implementação desta “melhor prática” serão discutidos ao longo das seções.

Biografia do Autor

Ursula Maruyama, CEFET-RJ

Doutoranda em Ciência da Informação, PPGCI do IBICT/UFRJ, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos e MBA Gestão Pública. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobras e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial e Negócios Grandes Contas da White Martins. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA (2013-2014). Ingressou como professora efetiva no CEFET-RJ (2014-atual), onde atua nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica) e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do CEFET-RJ.

Elizabeth Freitas, CEFET-RJ

Doutora em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, possui mestrado em Gestão Tecnologica pelo CEFET/RJ em 2002 e é bacharel em Administração de empresas Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, atuando no Ensino Superior no curso de Administração. Publicou 3 artigos em periódicos especializados e 02 capítulos de livros. Atua na área de Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Maruyama, U., & Freitas, E. (2016). ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS PARA GERENCIAMENTO DE RISCOS EM CONTROLES INTERNOS: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE CHEQUES. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 21(1), 2–11. https://doi.org/10.12979/13411

Edição

Seção

Artigos