ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)
  • Renata de Oliveira Souza Carmo Universidade Uberaba (UNIUBE)

DOI:

https://doi.org/10.12979/12574

Palavras-chave:

Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar comparativamente o grau de motivação entre estudantes da modalidade presencial e a distância, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior particular, da região do Triângulo Mineiro, considerando suas características individuais relacionadas à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e, ainda, o período/etapa do curso em que se encontravam, enquanto possíveis direcionadores daquela motivação. Para tanto, no processo de análise dos dados, além de tabelas e gráficos, foram utilizados métodos de natureza quantitativa relacionados à estatística descritiva, análise de variância e de medianas, e, à análise de regressão linear múltipla. A partir das informações de 159 respondentes, entre outras evidências, foi possível perceber que: em ambas as modalidades de ensino, ao longo do curso, a motivação dos alunos apresentou uma redução que caracterizou-se mais acentuada entre os alunos da modalidade a distância; estatisticamente, não foram detectadas diferenças no grau de motivação geral dos estudantes daquele curso superior, no que se refere àquelas duas modalidades de ensino; e, ainda, estatisticamente, somente a variável idade foi considerada uma característica individual capaz de influenciar a motivação dos dois grupos de alunos analisados nesse estudo.

Palavras-chave: Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Ex-professor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Foi membro do núcleo docente estruturante do curso de Ciências Contábeis da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Contabilidade Gerencial e de Custos e, ainda, Métodos Quantitativos Aplicados.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade Uberaba (UNIUBE)

Especialista em Língua e Literatura Inglesas pela Universidade Ribeirão Preto (2007). Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade de Uberaba (2004). Atualmente é professora de língua portuguesa e língua inglesa, suas literaturas e sua metodologia de ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Carmo, C. R. S., & Carmo, R. de O. S. (2015). ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 20(1), 64–79. https://doi.org/10.12979/12574

Edição

Seção

Artigos