ENSINO PRESENCIAL VERSUS A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO DISCENTE PARA APRENDIZAGEM E SEUS DIRECIONADORES, NO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.12979/12574Palavras-chave:
Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.Resumo
O presente estudo teve por objetivo analisar comparativamente o grau de motivação entre estudantes da modalidade presencial e a distância, do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior particular, da região do Triângulo Mineiro, considerando suas características individuais relacionadas à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e, ainda, o período/etapa do curso em que se encontravam, enquanto possíveis direcionadores daquela motivação. Para tanto, no processo de análise dos dados, além de tabelas e gráficos, foram utilizados métodos de natureza quantitativa relacionados à estatística descritiva, análise de variância e de medianas, e, à análise de regressão linear múltipla. A partir das informações de 159 respondentes, entre outras evidências, foi possível perceber que: em ambas as modalidades de ensino, ao longo do curso, a motivação dos alunos apresentou uma redução que caracterizou-se mais acentuada entre os alunos da modalidade a distância; estatisticamente, não foram detectadas diferenças no grau de motivação geral dos estudantes daquele curso superior, no que se refere àquelas duas modalidades de ensino; e, ainda, estatisticamente, somente a variável idade foi considerada uma característica individual capaz de influenciar a motivação dos dois grupos de alunos analisados nesse estudo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Motivação. Método quantitativos aplicados.
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